Idoso de 79 anos é resgatado após ficar 4 dias em cisterna, em Goiás; Bombeiros revelam como ele sobreviveu

Parentes só se deram conta do sumiço após ele não aparecer na missa de domingo

ouça este conteúdo

Um idoso de 79 anos foi resgatado depois de ficar quatro dias dentro de uma cisterna na zona rural de Quirinópolis, região sudoeste de Goiás. Amilton Martins de Souza só foi localizado após parentes estranharem a ausência dele na missa do último domingo (22), como informou o sargento Leonardo Lacerda, do Corpo de Bombeiros, ao portal g1.

De acordo com a corporação, Amilton informou aos familiares, na quarta-feira (18), que iria no lote de um amigo para capinar uma área e retornaria apenas no domingo de manhã. Contudo, ele acabou caindo em uma cisterna desativada, com aproximadamente 7 metros de profundidade.

O idoso ficou sem comer durante todo o período. Para sobreviver, Amilton bebeu a água turva do reservatório, que batia na altura de seu peito. Como estava acostumado a ir no lote, os familiares só se deram conta de que algo havia acontecido quando ele não retornou para casa no horário combinado.

Os parentes iniciaram a busca e a filha o encontrou na cisterna. Amilton foi socorrido com hipotermia e desidratação. “Quando a gente chegou lá, ele estava bastante debilitado, se queixando de muito frio, entrando em hipotermia. Então ele custava conversar, já que estava bastante fraco“, disse Lacerda.

Continua depois da Publicidade

O sargento também detalhou o resgate. “A gente fez a amarração nele, com o pessoal que estava em cima, e ele lá embaixo comigo. A gente fala que é o mesmo sistema, o cordão umbilical, que liga o bombeiro à vítima. Eu estava apoiando e suspendendo junto à equipe“, descreveu.

O idoso foi levado para o hospital municipal de Quirinópolis, onde foi internado em estado grave. Contudo, segundo a família, ele não foi intubado e está se alimentando normalmente. “Ele já é um guerreiro. Um senhor com vigor e bastante guerreiro por passar pela situação que ele passou por esse período“, completou Lacerda.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques