Uma experiência que tinha tudo para ser incrível, tornou-se um susto daqueles… Nas últimas semanas, o publicitário Mateus Bandeira viralizou no TikTok com uma descoberta desagradável. Após alugar uma quitinete em Campinas (SP) através da plataforma Airbnb, o jovem de 28 anos encontrou uma câmera escondida bem em frente à cama da hospedagem. Em entrevista ao g1, ele desabafou sobre o caso. A empresa também se pronunciou sobre o assunto.
Mateus, que é natural de Mogi Guaçu (SP), alugou o imóvel para se hospedar com amigos e irem juntos a um show do cantor Jão. Como já tinha assistido a vídeos alertando sobre esse tipo de situação, o publicitário decidiu checar os aparelhos eletrônicos do local… até que teve a incômoda surpresa. “Fiz o aluguel, fui testar e realmente aconteceu comigo”, disse ele no vídeo. “Quando eu entrei no apartamento, eu achei tudo bonitinho, tudo organizado, mas infelizmente tinha uma câmera escondida”, adicionou.
Com o auxílio de uma lanterna, Mateus se deparou com o que seria uma espécie de “relógio espião”. “Aparentemente, era só um relógio digital comum. Mas não. Eu coloquei a lanterna do celular e apareceu uma câmera. Olhando assim, não tem nada. Joga a luz do celular e ela aparece. Esse relógio estava bem em frente à cama”, detalhou ele. O post do jovem chegou a mais de 5,5 milhões de visualizações e acendeu o alerta para milhares de usuários da rede social. Além de tornar o caso público, Bandeira denunciou a ocorrência à Polícia Civil.
Assista ao vídeo abaixo:
@mateusbandeiraoficial É assustador passar por isso! Tomem cuidado! 🚨 #cameraescondida #airbnb #cuidado #fy ♬ som original – Mateus Bandeira
Depois de bombar na rede social, Mateus falou sobre o assunto nesta quarta-feira (9), e deu detalhes do que viveu. “Nesse momento eu fiquei muito assustado, foi uma sensação muito perturbadora, senti que eu estava sendo vigiado ali. Na hora, minha reação foi tirar tudo da tomada e cobrir com toalhas e roupas todos os eletrônicos”, afirmou. Apesar do susto, ele os amigos foram ao show, dormiram no local, mas foram embora o mais rápido possível.
O jovem decidiu gravar o vídeo para ter provas do que haviam encontrado, mas sequer imaginava o alcance que seu alerta teria. “Ficamos muito assustados, estragou o show, acabei postando só depois, para alertar outras pessoas. Não imaginei que teria essa repercussão e só depois eu soube que precisávamos ter chamado a polícia na hora, mas como eu não sou de Campinas, nem pensei nisso”, pontuou. Por fim, a ocorrência foi registrada na Delegacia Seccional de Mogi Guaçu.
AirBnb se pronuncia
Com toda a repercussão, o vídeo deixou muitos preocupados, com usuários relatando que já haviam se hospedado naquele local. Depois de Mateus entrar em contato com a plataforma, o Airbnb suspendeu o anúncio em questão e reembolsou integralmente o valor que o jovem havia pago. Em nota ao g1, a empresa informou que está avaliando o episódio e que já suspendeu o perfil do anfitrião responsável pela quitinete. Veja a íntegra:
“Segurança é prioridade para o Airbnb, que trabalha constantemente para oferecer as mais atualizadas ferramentas de segurança aos seus usuários. Para ajudar anfitriões e hóspedes a ficarem tranquilos, medidas de segurança como câmeras de vigilância e dispositivos de monitoramento de ruído são permitidos, desde que sejam claramente divulgados na descrição do anúncio e não infrinjam a privacidade de outra pessoa. Dispositivos de gravação nunca são permitidos em banheiros ou quartos. As regras sobre dispositivos se aplicam a todas as câmeras, dispositivos de gravação, dispositivos inteligentes e dispositivos de monitoramento.
O Airbnb condena qualquer postura ou atitude que comprometa a dignidade humana, viole a privacidade de seus usuários ou que contrarie as leis vigentes. A plataforma possui regras e Termos de Serviço e quaisquer violações estão sujeitas às medidas cabíveis, como suspensão da conta e/ou banimento na plataforma”.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques