Laudo revela o que matou três pessoas da mesma família em almoço no PI, e avó levanta suspeita; assista

Duas pessoas seguem em estado grave. A polícia concluiu que foi encontrado chumbinho no arroz servido na refeição

ouça este conteúdo

Uma tragédia abalou uma família no Piauí no primeiro almoço do ano. De acordo com laudo obtido pelo “Fantástico”, a comida do primeiro almoço em família foi envenenada. Três pessoas morreram e outras duas estão em estado grave. A polícia revelou que havia chumbinho no arroz servido durante a refeição, e agora investiga quem foi o responsável.

Francisca Maria e sua filha de quatro anos continuam internadas após ingerirem os alimentos contaminados. As meninas foram transferidas de Parnaíba para um hospital em Teresina. A avó das crianças, Maria dos Aflitos da Silva, optou por não almoçar naquele dia, e presenciou cenas de desespero ao redor da mesa.

“Terminaram de comer e meu menino já começou a passar mal, e aí foi um atrás do outro, não sabia o que fazia. Se acudia um ou se acudia o outro”, relata Maria ao “Fantástico”.

Não é a primeira tragédia que envolve envenenamento na família. (Foto: Reprodução / TV Globo)

Manuel dos Santos, de 18 anos, filho de Maria, faleceu ainda no trajeto para o hospital. Já Igno Davi, de 1 ano e 8 meses, e Maria Lauane Fontenele, de 3 anos, filhos de Francisca Maria, também não resistiram e vieram a óbito na unidade de saúde. Outras quatro pessoas tiveram sintomas mais leves. “Perder quase toda a família não é algo fácil”, lamentou Maria.

Duas pessoas da mesma família morreram por envenenamento no Piauí. (Foto: Reprodução/g1)

O cardápio do almoço de Ano Novo estava, à primeira vista, sem problemas. Maria de Fátima Silva, que ajudou a preparar a refeição, afirmou que tudo parecia normal. “A gente fez o arroz, quem fez foi eu. A gente fez o feijão tropeiro, fiz o baião, todo mundo jantou, ninguém passou mal, nada. Todo mundo normal”, explicou.

Além disso, os peixes que estavam no prato foram dados por um casal que faz doações para a comunidade. “Aqui mesmo dentro da minha própria casa, a gente consumiu manjuba. Gente que trabalha pra gente consumiu manjuba no mesmo dia e não passou mal”, disse o casal doador.

A descoberta do veneno

Após exames realizados pela Polícia Científica do Piauí, foi confirmada a presença de terbufós, uma substância altamente tóxica, usada em pesticidas e agrotóxicos. “Qualquer quantidade já faz mal, qualquer uma. Ela afeta a transmissão dos estímulos nervosos em todo o corpo. Dando crise convulsiva, falta de ar, dores cólicas abdominais, inclusive afeta o coração também”, explicou Antônio Nunes Pereira, perito-geral do departamento de polícia científica-PI.

O terbufós é uma das substâncias encontradas no chumbinho, um veneno contra ratos, que também foi a causa da tragédia que atingiu a mesma família em 2023, quando dois meninos morreram após ingerirem cajus envenenados por uma vizinha.

Em 2023, dois filhos de Francisca Maria morreram após comerem cajus envenenados. (Foto: Reprodução / TV Globo)

Embora não haja evidências de que este caso tenha qualquer ligação com o ocorrido no ano passado, a polícia segue trabalhando para entender quem colocou o veneno na comida da família. O delegado Abimael Silva afirmou: “Alguém colocou a substância no arroz no dia 1º. A gente entende que houve uma intenção de colocar essa substância na comida deles e a gente vai partir para uma investigação de homicídio, descartando morte natural ou acidental”.

Continua depois da Publicidade

A possibilidade de envolvimento de algum membro da família ainda está sendo analisada, mas a avó das crianças, Maria, descarta essa ideia. Ela acredita que o autor do crime tenha sido alguém que invadiu a casa durante a madrugada.

Essa porta aqui não tem segurança, a porta da frente muito pior, o portão é só empurrar e entrar que ninguém escuta nada. E todo mundo dormindo. Tem capacidade de alguém ter entrado aqui e ter botado o veneno na comida”, finalizou dona Maria.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques