Menina de 11 anos morre após fazer desafio da internet em Pernambuco

Brenda Sophia Melo de Santana chegou a ser socorrida, mas sofreu uma parada cardiorrespiratória

Uma menina de 11 morreu após inalar desodorante aerossol, no município de Bom Jardim, em Pernambuco. Brenda Sophia Melo de Santana chegou a ser socorrida, mas não resistiu e faleceu no último domingo (9). Parentes afirmaram que o ato foi motivado por causa de um desafio da internet.

De acordo com o g1, a Polícia Civil informou que Brenda Sophia foi levada para o Hospital Municipal Dr. Miguel Arraes, às 16h24, mas a caminho da unidade, sofreu uma parada cardiorrespiratória. Ela já chegou desacordada ao local. A equipe médica tentou reanimá-la por cerca de 40 minutos.

Segundo a investigação, a língua da menina estava coberta por um material esbranquiçado. A causa da morte foi por “possível inalação, por via oral, de desodorante aerossol“, informou a prefeitura.

O corpo de Brenda Sophia foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Caruaru, no Agreste, onde passou por perícias e foi liberado para a família. O caso está sendo investigado como “morte a esclarecer” pela Delegacia de Bom Jardim.

A equipe médica tentou reanimá-la por cerca de 40 minutos. (Foto: Reprodução/Cremepe)

Em nota, a prefeitura expressou “profundo pesar” pela morte da menina. “Neste momento de imensa dor, nos solidarizamos com seus familiares, amigos, colegas e toda a comunidade escolar. Que Deus conceda força e conforto a todos que sofrem com essa irreparável perda“, declarou.

A instituição de ensino onde Brenda Sophia estudava, Escola de Referência em Ensino Fundamental (Eref) 19 de Junho, também lamentou o falecimento. “Que sua memória permaneça viva em nossos corações. Nossos sentimentos à família“, disse.

Continua depois da Publicidade

Esta não é a primeira morte em decorrência do “Desafio do Desodorante”. Em agosto de 2022, João Victor Santos Mapa, de 10 anos, morreu após a prática. Ele inalou quase meio vidro em aerossol e foi encontrado pela própria mãe, dentro de um guarda-roupa, em Belo Horizonte.

Em setembro do ano passado, o britânico Cesar Watson-King, de 12 anos, quase faleceu depois de realizar a “trend” das redes sociais, em Doncaster, na Inglaterra. O garoto teve uma parada cardíaca e só foi salvo porque sua família conseguiu prestar os primeiros socorros a tempo.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques