ouça este conteúdo
|
readme
|
Uma criança de três anos foi internada em estado grave depois de cair, bater a cabeça e ser colocada para dormir em uma escola municipal de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Em entrevista à TV Globo, a mãe de Pérola Hadassa Nery Paixão disse que a filha sofreu traumatismo craniano e afirmou que a instituição de ensino não avisou sobre o ocorrido, nem prestou socorro.
O caso aconteceu na terça-feira (18), no Colégio Margareth Ribeiro Araújo. “Falaram que ela teve uma queda, chorou um pouquinho e foi colocada para dormir. Ela acordou vomitando e depois ficaram com ela até a saída“, contou Marlene Ribeiro, que levou prontamente a criança para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Pérola foi transferida para o Hospital Estadual Alberto Torres e passou por uma cirurgia de emergência de duas horas para retirar um coágulo no cérebro. Segundo os médicos, o estado de saúde da menina é muito grave. Ela segue entubada no CTI.
“Não consigo nem reconhecer minha filha alegre, brincalhona. Veja ela deitada naquela cama. [Ela tinha] o maior cabelão, tá carequinha, cheia de cirurgia na cabeça“, lamentou o pai, Guilherme Paixão.

A Polícia Civil abriu uma investigação para descobrir o que aconteceu com Pérola. A professora e a diretora da escola foram à 74ª DP (Alcântara), nesta quarta (18), para prestarem depoimentos. Elas foram afastadas pela Secretaria de Educação da Prefeitura de São Gonçalo. Uma sindicância foi aberta para apurar as circunstâncias e as responsabilidades do ocorrido.
A mãe da criança revelou que este era o primeiro ano dela na escola. “Ela estava muito feliz, chegou a ganhar uma mochila, mas não conseguiu nem usá-la. Eu confiei na escola. Eu queria [colocá-la na escola] porque ela me pedia muito, mas foi totalmente diferente. Foi uma decepção“, desabafou.
Doação de sangue
A família também pede doações de sangue para Pérola. As doações podem ser de qualquer tipo sanguíneo, basta informar o nome da criança e a unidade de saúde em que ela está internada, o Hospital Estadual Alberto Torres. Dentre os endereços, as pessoas podem procurar: HemoRio do Centro, na Avenida Marechal Floriano, 99; Barra da Tijuca, na Avenida Ayrton Senna, 2150; Nova Iguaçu, na Avenida Henrique Duque Estrada Meyer; e Petrópolis, na Rua Dr. Paulo Hervé, 1130.
O horário de funcionamento é de 7h às 18h. Para facilitar o transporte, os familiares também marcaram um ponto de encontro para a próxima sexta-feira (21), na Praça do Jardim Alcântara, às 8h, para que todos possam realizar as doações juntos. Ainda, a Secretária de Educação se colocou à disposição da família de Pérola e disse que está em contato permanente com a equipe médica do hospital.
