Morre a quarta vítima do atentado a escolas em Aracruz

Uma professora faleceu na tarde deste sábado (26)

Design Sem Nome (95)

Neste sábado (26), a Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) confirmou a morte de uma mulher, de 38 anos, vítima do ataque que aconteceu em duas escolas em Araracruz na sexta (25). Um homem invadiu as instituições de ensino e fez diversos disparos. Flavia Amoss Merçon Leonardo era professora na Escola Estadual Primo Bitti e foi a primeira pessoa a ser atingida. Segundo a TV Globo, seu corpo foi identificado por parentes.

De acordo com o boletim divulgado por volta das 14h pela Secretaria, Flavia tinha passado por uma cirurgia e seguia na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves (HEJSN), na Serra. Seu quadro havia passado de grave para gravíssimo e na tarde deste sábado (26), ela não resistiu.

Continua depois da Publicidade

Além de Flavia, duas professoras e uma aluna também haviam sido mortas. Segundo o g1, Selena Zagrillo, de 12 anos, Maria da Penha Pereira de Melo Banhos, de 48 anos, foram enterradas no início da tarde de hoje (26). Já os familiares de Cybelle Passos Bezerra, de 45 anos, preferiram que o corpo dela fosse cremado e levado para Pernambuco, onde outros parentes moram.

A Secretaria também informou que seis das treze pessoas que ficaram feridas no ataque seguem internadas, sendo cinco em estado grave: três professoras e duas crianças. Uma delas com 14 anos, com perfurações na cabeça, enquanto a outra, de 11, com perfurações no abdome. Segundo o último boletim divulgado, as duas crianças passaram por cirurgia e estavam na UTI em estado grave.

O ataque

O ataque aconteceu nesta sexta-feira (25) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Primo Bitti e no Centro Educacional Praia de Coqueiral (antigo Darwin), uma unidade de ensino particular que fica na mesma avenida, em Praia de Coqueiral, a 22 km do centro do município.

Segundo o UOL, autoridades informaram que o atirador, um adolescente de 16 anos, é filho de um tenente da Polícia Militar. Ele teria planejado o crime por dois anos. Pouco depois, o suspeito foi apreendido na casa de sua família. Nas imagens das câmeras de segurança, ele aparece vestindo roupa camuflada, de mangas compridas, com máscara e um chapéu. Confira:

O criminoso entrou primeiro na escola estadual, já empunhando uma pistola e fazendo diversos disparos. Na sequência, ele se dirigiu até a sala dos professores, onde voltou a atirar, deixando duas pessoas mortas.

O autor da matança saiu da instituição em um carro, modelo Renault Duster dourado. As placas do veículo estavam cobertas. De lá, ele se encaminhou para a escola particular Centro Educacional Praia de Coqueiral, que fica na mesma região, onde deixou cinco feridos e tirou a vida de mais uma pessoa.

Atirador invadiu duas escolas (Foto: Reprodução / Câmeras de Segurança)

Ao fim do ataque, o atirador fugiu no veículo. O caso deixou moradores em pânico e a segurança do bairro foi reforçada. Após o ocorrido, bombeiros usaram um helicóptero para resgatar uma das pessoas baleadas.

Suspeito é preso

No início da tarde de ontem, Renato Casagrande, governador do ES, anunciou a prisão do atirador. De acordo com a polícia, o veículo usado na ação e na fuga, estava com a placa parcialmente encoberta, entretanto, os números restantes foram suficientes para identificar o endereço do assassino. Ele foi preso quatro horas após o atentado, em sua casa, em Aracruz.

Nossas equipes de segurança alcançaram o autor do atentado que, covardemente, atacou duas escolas em Aracruz pela manhã“, informou Casagrande no Twitter. O governador decretou luto de três dias no Espírito Santo. “Decretei luto oficial de três dias em sinal de pesar pelas perdas irreparáveis. Continuaremos apurando as motivações e, em breve, teremos novos esclarecimentos“, concluiu.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques