Motorista de caminhão suspeito de causar acidente fatal na BR-116 se entrega à polícia em MG

Acidente entre o ônibus e um caminhão na rodovia deixou 41 mortos, incluindo, pelo menos, quatro famílias

Na tarde desta segunda-feira (23), o motorista do caminhão suspeito de ser o causador de um acidente trágico na BR-116, em Minas Gerais, se entregou à polícia. A colisão, ocorrida na madrugada do sábado (21), resultou na morte de 41 pessoas. O homem, natural do Espírito Santo, havia sido considerado foragido após fugir do local do acidente.

O motorista se apresentou à Polícia Civil do estado no início da tarde de hoje, na delegacia do bairro São Diogo, em Teófilo Otoni, acompanhado de seus advogados.

De acordo com o portal g1, a identidade do motorista ainda não foi divulgada, mas a polícia informou que ele teve a carteira de habilitação apreendida há dois anos. Em 2022, o homem foi flagrado em uma blitz da Lei Seca, em Mantena, no Vale do Rio Doce, quando se recusou a fazer o teste do bafômetro. Desde então, ele estava sem autorização para dirigir, embora tenha seguido com o veículo na data do acidente.

Polícia aponta hipótese sobre causa do acidente

O acidente aconteceu na madrugada de sábado (21), por volta das 3h30, no km 285 da BR-116, em Lajinha, distrito de Teófilo Otoni. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a colisão envolveu três veículos: um ônibus da empresa Emtram, um carro de passeio e uma carreta carregada com blocos de granito.

Continua depois da Publicidade

A Polícia Civil investiga as causas da tragédia e aponta a hipótese de que a colisão tenha sido provocada por uma pedra de granito que se desprendeu da carreta, possivelmente devido ao excesso de peso no veículo. As notas fiscais da carga indicam que o material havia saído do Ceará e seguia para o Espírito Santo. Por enquanto, a responsabilidade do acidente recai sobre o condutor da carreta.

No entanto, testemunhas que estavam no carro de passeio têm uma versão diferente. De acordo com os sobreviventes, o ônibus, ao se aproximar de uma baixada, teria estourado um pneu traseiro e avançado para a contramão, ocasionando o choque.

Acidente BR-116: Três crianças ficam órfãs após tragédia, e bebê de 1 ano morre no local (Reprodução/Record TV)

Acidente deixa 41 mortos

Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais, 41 pessoas morreram e tiveram entrada no Instituto Médico Legal de Belo Horizonte neste domingo (22). Doze vítimas já foram identificadas. Deste total, sete são do sexo masculino, incluindo um adolescente de 12 anos, e quatro do sexo feminino.

Continua depois da Publicidade

Até o momento, não foi divulgada a lista dos nomes reconhecidos. Os corpos passarão por perícia e a investigação vai apurar se todos eram ocupantes do ônibus. O agente da PRF Fabiano Santana, que esteve no local, classificou o ocorrido como “uma tragédia sem precedentes para a região” e informou que a maior parte das mortes foi causada pelo incêndio do ônibus. A polícia ainda analisa o que causou as chamas.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques