Uma mulher de 31 anos, identificada como Paloma Lopes Alves, morreu nesta terça-feira (26), após passar mal durante uma hidrolipo em uma clínica estética no bairro do Tatuapé, zona leste de São Paulo. Ela teve uma parada cardiorrespiratória e foi socorrida por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel (Samu). No entanto, já chegou sem vida ao Hospital Municipal.
Segundo o marido de Paloma, Everton Silveira, a mulher conheceu o médico pessoalmente apenas no dia da cirurgia. Ele explicou que a companheira contratou o procedimento através das redes sociais, e o pagamento foi realizado por transferências bancárias a uma empresa em nome do profissional, no valor de R$ 10 mil.
“Eu quero justiça pela Paloma. O médico fechou a clínica, sumiu e não falou nada. A justiça precisa ser feita. Eu levei minha esposa para fazer a realização do sonho e agora temos que enterrá-la. Estou sem acreditar”, lamentou Everton ao g1. Ele explicou que Paloma deu entrada na clínica de estética Maná Day, na Avenida Conselheiro Carrão, na manhã de terça.
A hidrolipo seria feita na região das costas e do abdome com o médico Josias Caetano, e a paciente tinha previsão de alta no fim da tarde. Porém, ela passou mal e sofreu a parada cardíaca. “A gente foi fazer o procedimento, e eu estava lá. Fizeram uma negligência enorme. Demoraram muito para chamar o Samu. A hora que eu vi que o Samu estava lá, eu saí correndo. Eles não me informaram o que estava acontecendo. Uma situação muito triste, delicada. Nossa, fora do comum. No hospital, tentaram reanimar, mas ela veio a óbito”, detalhou o marido.
Um boletim de ocorrência obtido pelo portal Metrópoles apontou, ainda, que o óbito teria sido decorrente de uma embolia pulmonar. O documento também constatou que o médico tinha várias reclamações nas redes sociais. De acordo com o SBT, ele já havia sido denunciado por mais de 20 mulheres em 2022.
Até o momento, a defesa de Caetano não se manifestou, mas informou que o profissional deve falar sobre o assunto até esta quarta-feira (27). O caso foi registrado como morte suspeita no 52° DP, Parque São Jorge. De acordo com o g1, até a noite de ontem, o corpo de Paloma estava no Instituto Médico Legal (IML).
O que é a hidrolipo?
A hidrolipo, também chamada de lipoaspiração tumescente, é uma cirurgia plástica indicada para retirar a gordura localizada do abdome, culote, coxas ou costas. O procedimento é realizado com anestesia local, ou seja, a paciente fica acordada durante todo o processo. No geral, a recuperação também é rápida.
Normalmente, a cirurgia é indicada para pessoas que estejam próximas do peso ideal, mas que possuem acúmulos de gordura que não são eliminados, mesmo com dietas e exercícios físicos. Destaca-se que a hidrolipo não é indicada para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, nem para quem quer perder muito peso ou sofre de obesidade.
O procedimento, por sua vez, leva o prefixo “hidro” no nome porque o médico injeta uma solução de anestésico, soro fisiológico e adrenalina com o objetivo de diminuir os vasos capilares e reduzir a perda de sangue.
A técnica ficou conhecida por ser mais rápida, cômoda e barata do que uma lipoaspiração convencional, mas deve ser realizada com moderação, uma vez que pode ser tornar tóxica se administrada em excesso. Outros riscos comuns da cirurgia são perfuração, trombose e embolia pulmonar.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques