Padre bêbado quebra garrafas em posto de gasolina, xinga e ameaça frentistas em SP

Danilo Felix Franco, de 37 anos, atua na diocese da própria cidade

Um padre de 37 anos foi detido na madrugada desta segunda-feira (19), após quebrar garrafas, xingar e ameaçar frentistas de um posto de gasolina em Registro, no interior de São Paulo. O homem foi identificado como Danilo Felix Franco, que atua na diocese da própria cidade.

De acordo com informações do g1, o caso aconteceu na rua Haguemu Matsuzawa, no centro de Registro. Dois frentistas relataram que o padre consumia bebidas alcoólicas no local e, em certo momento, passou a quebrar garrafas de vidro no chão. Funcionários do posto tentaram contê-lo, mas foram xingados e ameaçados com agressividade.

No local, os policiais encontraram o padre dentro de um carro, prestes a sair. Ele foi abordado enquanto dava ré. As autoridades também relataram que Franco apresentava sinais visíveis de embriaguez, como desconexa, desorientação, andar cambaleante e forte odor de álcool.

Franco foi levado à delegacia e aceitou ser submetido a um exame de sangue para constatar o álcool. Ele foi conduzido para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e fez a coleta. Contudo, o padre não foi ouvido devido ao estado de embriaguez, conforme o boletim de ocorrência. Ele foi liberado em seguida.

Padre Franco atua há mais de 10 anos na Igreja Católica. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A ocorrência foi registrada como embriaguez ao volante na Delegacia Sede de Registro. A Polícia Civil coletará o depoimento do padre, bem como o resultado do exame toxicológico para esclarecer os fatos e concluir o inquérito. O momento em que Franco é detido no local foi compartilhado nas redes sociais.

Confira:

Natural de Registro, Franco ingressou no seminário em 2005, quando tinha 18 anos. Segundo a Diocese de Registro, ele recebeu o diaconato – primeiro nível do Sacramento da Ordem, seguido pelo presbiterato (padres) e episcopado (bispos) – em 2013. Além de atuar na Catedral São Francisco Xavier, em sua cidade, ele passou por duas paróquias em Itariri, no interior de São Paulo.

Continua depois da Publicidade

Igreja se pronuncia

Em nota à imprensa, assinada por Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, a Diocese de Registro afirmou que o padre Franco responderá pelas consequências civis e canônicas. “Tendo tomado conhecimento dos últimos fatos envolvendo um membro de nosso Clero Diocesano, vimos a público pedir perdão pelo escândalo gerado entre os fiéis católicos, diante daqueles que mesmo não professando a fé católica têm grande estima e proximidade à Igreja e, enfim, aos que porventura foram moralmente feridos por tais fatos“, declarou.

Com efeito, nos recorda o saudoso Papa Francisco que ‘a Igreja, na sua essência, é uma Igreja de fé e sempre relacional, e só curando as relações doentias é que nós podemos tornar a Igreja sinodal. Como poderemos ser críveis na missão se não reconhecemos os nossos erros e não nos inclinamos para curar as feridas causadas com os nossos pecados?’. A partir do conhecimento do fato, o Clérigo envolvido receberá, imediatamente as devidas implicações canônicas, além das civis que já estão em curso. Reiteramos o compromisso da Igreja Católica de não tolerar quaisquer tipos de atitudes, sobretudo por parte de sua hierarquia, que gerem escândalo e desfigurem a sua missão“, concluiu.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques