O “Fantástico” deste domingo (9), trouxe imagens exclusivas do que aconteceu dentro da clínica de Natalia Becker, que se apresentava como esteticista. Na gravação feita por câmeras de segurança, é possível ver desde o momento em que o empresário Henrique Silva Chagas chega ao local com o namorado, Marcelo Camargo, até o instante em que realiza o peeling de fenol e precisa ser socorrido. Ele veio a óbito na semana passada, em São Paulo, depois de se submeter ao procedimento estético.
O casal chegou na clínica às 10:03 da manhã. Na recepção, uma funcionária já abordou Henrique para questioná-lo sobre o serviço e o preço. “Tudo bem? É fenol? Quanto te cobraram?”, quis saber. A vítima respondeu que “sim” e que o pagamento acordado foi de R$ 4.500,00. A recepcionista, então, pediu que ele aguardasse.
Três horas depois, Henrique aparece deitado em uma maca dentro de uma sala da clínica. Na ocasião, ele já tinha feito o peeling, e começou a tremer. Marcelo, por sua vez, notou que algo que não estava correto e pediu ajuda. “Ei! Ele tá passando mal! Natalia…”, disse ele, colocando a mão no coração do empresário posteriormente.
“Tá parando, gente. Rick. Rick. Rick”, chamou Marcelo. Pouco antes, às 12h58, a câmera do circuito interno do estabelecimento, mostra Henrique ainda lúcido após o procedimento, e falando com Natalia. Ela sai e Camargo entra, tira fotos do rosto do namorado e conversam sobre o peeling.
“Ele [Henrique] falava que tinha doído. Que era uma coisa bem, praticamente insuportável. Mas ele falava: ‘É a dor da beleza, é a dor da beleza'”, recordou Marcelo ao dominical. A reação ocorreu logo depois. “Ele agarrou meu braço, arregalou o olho e já travou a respiração e ali ele já ficou, já saiu fora de si”, contou o namorado do empresário.
Em seguida, Natalia entrou na sala novamente, acompanhada de uma funcionária. “Quer que eu chame o resgate?”, perguntou. Ela, então, pegou um aparelho para captar os sinais, mas que aparentemente não funcionava. “Ele não está pulsando. O aparelho não está nem funcionando”, observou Marcelo.
Em outro trecho do vídeo, é possível ver Becker colocando o ouvido no peito de Henrique para escutar os batimentos cardíacos dele. “[O coração] está batendo”, afirmou ela. Contudo, minutos depois, a dona da clínica e outras funcionárias começaram a seguir as orientações do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e colocaram a vítima no chão.
Às 13h26, os profissionais do SAMU são vistos entrando no estabelecimento e fazendo massagem cardíaca no empresário. A partir desse instante, Natalia não é mais vista na sala. Às 14h03, os atendentes encerram os trabalhos. De acordo com Marcelo Camargo, a clínica não tinha capacidade de atender uma ocorrência como a de Henrique.
Na entrevista à repórter Giuliana Girardi, Natalia Becker reagiu à tragédia. “Eu liguei pro SAMU. Todo mundo ficou desesperado. Foi bem difícil, foram cenas bem fortes para mim e me traumatizou completamente”, afirmou. “Eu fui fazendo as manobras [de primeiros socorros], aí meu marido chegou, também fez”, acrescentou ela.
O delegado Eduardo Luis Ferreira falou ao “Fantástico” que a causa da morte de Henrique Silva Chagas ainda não foi deferida. “A definição pra estabelecer a ligação entre o produto, se realmente foi o fenol, o que tudo indica que seja, e a causa da morte, ela só virá com os laudos toxicológicos e de anatomopatológico, que ainda não recebemos”, declarou.
Assista à reportagem completa:
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques