ouça este conteúdo
|
readme
|
As investigações conduzidas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de São Paulo indicam que a jornalista britânica Charlotte Alice Peet, desaparecida desde o dia 8 de fevereiro, embarcou em um ônibus no Terminal Rodoviário do Tietê com destino ao Rio de Janeiro. A informação foi confirmada nesta terça-feira (25) pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) ao g1.
Charlotte, de 32 anos, havia mencionado a uma amiga que estava na capital paulista e pretendia seguir para o Rio de Janeiro, mas desde então não entrou mais em contato com familiares ou conhecidos. Com a confirmação de sua viagem, a Polícia Civil de São Paulo encaminhou as informações para as autoridades do Rio, que darão continuidade às buscas. “O inquérito policial está em fase final para envio ao Poder Judiciário, com sugestão de encaminhamento às autoridades do Rio. Detalhes adicionais são mantidos sob sigilo”, informou a SSP em nota.
A jornalista, que já trabalhou para veículos internacionais como Al Jazeera, The Telegraph, The Evening Standard, The Times e The Independent, teve seu desaparecimento registrado no dia 17 de fevereiro por uma amiga americana que mora no Rio. Segundo o boletim de ocorrência, Charlotte chegou a pedir hospedagem a essa amiga antes de viajar para a capital fluminense, mas precisou buscar outra alternativa.
A amiga relatou que conheceu Charlotte há dois anos, quando a britânica morou no Brasil para cobrir reportagens internacionais. Após um período em Londres, a jornalista retornou ao país em novembro de 2024. As duas chegaram a se reencontrar no bairro de Santa Teresa, no Rio, pouco antes da britânica seguir viagem para São Paulo.

Ainda de acordo com o depoimento da amiga, Charlotte enviou sua última mensagem no dia 8 de fevereiro, dizendo que estava na capital paulista e que logo seguiria para o Rio, mas não mencionou onde estava hospedada. Dias depois, a família da jornalista informou que havia perdido totalmente o contato com ela.
Diante do desaparecimento, a Polícia Civil do Rio de Janeiro foi notificada e deverá assumir as investigações para localizar a jornalista. O caso também tem recebido atenção internacional. A Embaixada Britânica no Brasil declarou estar em contato com as autoridades locais e prestando apoio à família de Charlotte.
A Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIE) também se manifestou por meio de uma nota em suas redes sociais, pedindo que as buscas sejam intensificadas. Até o momento, as autoridades ainda não divulgaram novos detalhes sobre o paradeiro da jornalista ou possíveis movimentações após sua chegada ao Rio de Janeiro.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques
Ver essa foto no Instagram