Polícia prende suspeito por assassinato de vereadora no RS, e aponta possível motivação

Elisane Rodrigues dos Santos foi encontrada morta nesta terça-feira (17)

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu, na sexta-feira (20), um jovem de 18 anos suspeito de matar a vereadora Elisane Rodrigues dos Santos (PT), de Formigueiro. A parlamentar, única mulher na Câmara Municipal da cidade e defensora de causas sociais e quilombolas, foi encontrada morta na manhã de terça-feira (17), com múltiplos golpes de faca, ao lado do próprio carro, em uma estrada rural na localidade de Rincão dos Machados. O corpo foi localizado horas após a sessão da Câmara da qual ela havia participado na noite anterior.

Segundo o delegado Antônio Firmino de Freitas Neto ao g1, o suspeito confessou o crime e disse ter descartado a arma utilizada, uma faca, em um açude da região. A investigação aponta que Elisane foi atraída pelo rapaz até o local do crime, sob o pretexto de comprar carne. No encontro, ela foi atacada com pelo menos 10 facadas.

“A vítima, vereadora com forte atuação na região, foi alvo de ato brutal que exige uma resposta eficaz e firme das instituições. A prisão preventiva é essencial para a continuidade das investigações, que contarão com o acompanhamento atento do Ministério Público”, declarou o promotor Guilherme Castelhone Chagas.

Ainda de acordo com o delegado, o assassinato teria sido encomendado por um chefe de facção criminosa que atua na região, como represália a uma dívida relacionada ao tráfico de drogas atribuída ao filho da vereadora. O jovem preso, que já possui antecedentes criminais, foi encaminhado ao presídio de São Sepé. A polícia segue investigando se há outras pessoas envolvidas.

Elisane Rodrigues dos Santos, vereadora do PT, tinha 49 anos. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Elisane, de 49 anos, técnica de enfermagem e auxiliar de análises clínicas, estava em seu primeiro mandato como vereadora e havia sido eleita em 2024 pelo PT. Em março deste ano, foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul com o Prêmio Mulheres de Luta 2025, em reconhecimento à sua trajetória.

“Elisane era a única mulher eleita na Câmara Municipal de Formigueiro, eleita em 2024 para seu primeiro mandato pelo PT. Elisane foi uma voz firme e comprometida com a defesa dos direitos sociais, da causa Quilombola, da saúde pública, da justiça social e do diálogo”, destacou o partido em nota. “Sua morte não pode ser naturalizada. Elisane presente, hoje e sempre”, completou.

Continua depois da Publicidade

A Prefeitura de Formigueiro também lamentou a morte da vereadora: “Com atuação como vereadora e servidora pública, Elisane Rodrigues dos Santos foi uma representante das mulheres na Câmara Municipal. Deixa registrada sua contribuição ao município, marcada pelo trabalho e dedicação à comunidade de Formigueiro”. A prefeitura decretou três dias de luto oficial.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques