A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga a morte de Gabriel Farrel, fundador da franquia de pizzarias Borda & Lenha, no último domingo (14), após um salto de paraquedas. Profissionais da área de paraquedismo relataram ao portal Metrópoles que ele estaria gravando um comercial para a sua empresa e teria demorado para acionar o equipamento. Contudo, testemunhas já ouvidas pelas autoridades afirmaram que Farrel chegou a ativá-lo, mas não houve o amortecimento esperado da queda.
De acordo com a versão de um dos profissionais, Farrel teria saltado de costas para o solo, segurando uma caixa de pizza de frente para uma câmera. “Ele estava olhando para o céu, fazendo uma propaganda da pizzaria, segurando a pizza com a mão, e aí ele vai falando, olhando para a câmera, só que ele levou 17 segundos para terminar o texto. O tempo é muito longo. Isso é o que estão falando, os paraquedistas e base-jumpers“, declarou.
Conforme o paraquedista, o intervalo de voo é mais curto do que o tempo em que Farrel teria levado para concluir a produção de conteúdo. “Normalmente, os caras ficam três, quatro segundos em queda livre e abrem o paraquedas. Só que ele, além de tudo, estava com a caixa de pizza na mão, que seria usada para fazer o comando do paraquedas. Então, quando ele virou de barriga para baixo na direção do solo, ele tentou trocar a caixa de mão e não deu tempo de acionar o comando“, detalhou.
Por outro lado, segundo o g1, testemunhas já ouvidas pela polícia contaram que Farrel acionou o paraquedas, mas não houve o amortecimento da queda. O salto foi feito a cerca de mil metros de altitude a partir de um paramotor, que era pilotado por um amigo do empresário. A decolagem se deu no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Sudoeste do Rio. A polícia fará perícia para concluir se houve falha no equipamento ou se a vítima acionou o paraquedas muito perto do solo.

Segundo os portais, o registro de ocorrência da PM informa que uma equipe foi acionada por volta das 8h40 e se deslocou até o Hospital Municipal Lourenço Jorge, para verificar um caso de lesão corporal. No local, o pai de Farrel, Severino Costes, teria informado sobre o salto do filho próximo à Ilha 2, na Praia da Reserva, mas que o equipamento teria apresentado um defeito e não funcionou como esperado.
O empresário, de 31 anos, era acostumado a praticar o esporte e sempre compartilhava os momentos nas redes sociais, incluindo os passeios de paramotor, parapente impulsionado por motor, e o basejump, saltos de paraquedas de bases fixas. Alguns vídeos mostram Farrel saindo do solo com os pés apoiados na estrutura do paramotor, com um amigo pilotando. Ao chegar à altitude desejada, ele se lançava no ar em queda livre, até acionar o paraquedas.
Despedida
No velório de Farrel, na última segunda-feira (15), parentes e amigos se lembraram que o empresário morreu fazendo o que mais amava na vida. Ainda de acordo com o g1, mais de uma centena de pessoas se despediu de Farrel, que foi definido como um rapaz de bem com a vida, alto astral e divertido.
“Gabriel estava fazendo aquilo que ele amava. Gabriel salta há algum tempo, ele ama isso. Isso é o que conforta a gente. Vinha em um momento feliz e fazendo o que amava. A família está muito tranquila quanto a isso, a gente só não está tranquilo com a falta dele daqui pra frente“, lamentou o primo Marcelo Farrel.
Farrel era formado em Engenharia, mas deixou a área para se dedicar à gastronomia. Ele abriu uma pizzaria móvel voltada para eventos e, em 2018, fundou a Borda e Lenha, com foco em delivery. O empreendimento se expandiu e, três anos depois, ganhou projeção nacional após receber investimentos de dois empresários do programa “Shark Tank Brasil”.
Em sua última publicação, feita no sábado (13), ele apareceu correndo ao lado de um cachorro e ao nascer do sol, na Praia de São Conrado. “Valorizar a vida é diário, é de graça, é imperdível“, escreveu. Um novo vídeo de despedida, publicado pelo perfil da pizzaria, também mostrou os momentos alegres de Farrel.
Veja:
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques
Ver essa foto no Instagram