Quem era o ET de Varginha? Documentário expõe inquérito militar que mostra fotos e nova versão do caso

Caso assombrou a pequena cidade de Minas há 30 anos

Documentos do Superior Tribunal Militar divulgados nesta quarta (7) apontam que o famoso “ET de Varginha”, em Minas Gerais, foi resultado de um engano ocorrido em 1996. O inquérito conclui que não houve ação militar nem fenômeno extraordinário.

O caso do “ET de Varginha” parece finalmente ter sido resolvido após 30 anos. Documentos do Superior Tribunal Militar foram divulgados no documentário “O Mistério de Varginha”, do Globoplay, e apontam que a figura misteriosa que assombrou a cidade de Minas Gerais era, na verdade, um homem visto de cócoras.

De acordo com o jornal O Globo, a revelação consta em um Inquérito Policial Militar de mais de 600 páginas, aberto em 1997. Segundo o jornal, o foco era verificar rumores sobre uma suposta operação do Exército envolvendo a captura e o transporte de uma criatura desconhecida. A apuração foi conduzida após a repercussão nacional do relato feito por três jovens que afirmaram ter visto algo estranho em um bairro de Varginha, em janeiro de 1996.

Os documentos indicam que o episódio ocorreu em um dia de chuva intensa, com queda de granizo, quando as testemunhas relataram ter visto uma figura agachada próxima a um muro. A investigação concluiu que não houve qualquer elemento extraordinário na cena e que o susto foi resultado de uma interpretação equivocada.

Continua depois da Publicidade

De acordo com os depoimentos reunidos no inquérito, a figura confundida com um extraterrestre correspondia a um homem com transtornos mentais, conhecido na cidade por circular sozinho e por permanecer frequentemente de cócoras em diferentes pontos. Fotografias dessa pessoa foram anexadas aos autos para demonstrar que seu comportamento já era observado por moradores.

Homem pode ser o verdadeiro “ET de Varginha” (Foto: Divulgação /Superior Tribunal Militar)

Continua depois da Publicidade

O IPM também detalhou os horários, rotas e registros de viaturas militares citadas em versões ao longo dos anos. Motoristas, comandantes e demais militares mencionados foram ouvidos e negaram qualquer participação em ações fora da rotina. Além disso, o jornal informou que os dois ufólogos responsáveis pelo livro “Incidente em Varginha”, que ajudou a divulgar o caso no país, prestaram depoimento.

Com a conclusão do inquérito, o Superior Tribunal Militar afirma que não existem indícios de envolvimento das Forças Armadas no episódio e classifica o “caso ET de Varginha” como fruto de boatos e enganos.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques