Record TV tira jornal do ar às pressas, muda programação e suspeita de ataque hacker é levantada

A emissora mudou a programação repentinamente e passou a exibir episódios da série “Todo Mundo Odeia o Chris”

Record Tv Fala Brasil

Na manhã deste sábado (8), a Record TV enfrentou graves problemas técnicos durante a exibição do “Fala Brasil” e foi forçada a retirar o telejornal do ar às pressas. Segundo informações do Notícias da TV, a suspeita é de que a emissora tenha sofrido um ataque de hackers.

De acordo com o veículo, ambos os sistemas digitais da Record para a edição e transmissão de reportagens caíram. A falha na rede, que é utilizada nacionalmente, fez com que o programa — que normalmente é transmitido das 7h35 a 12h — fosse retirado do ar, por volta das 9h06. Com a estrutura comprometida, os profissionais que tocam o telejornal ficaram impossibilitados de finalizar suas reportagens. O sinal da interne, também foi prejudicado, e as produções dos jornais locais e nacionais deste sábado ainda estão sob análise.

O veículo apontou, ainda, que há um esforço por parte do canal para exibir, pelo menos, o “Jornal da Record”. Para isso, a empresa precisará que a produção fique nas mãos de alguma emissora afiliada. Segundo o colunista do UOL Splash, Ricardo Feltrin, os profissionais de plantão foram dispensados para evitar pânico nos bastidores. Entretanto, há, de fato, uma preocupação com a segurança dos dados e do acervo, que é um dos mais antigos da TV brasileira.

Devido à emergência e à dificuldade de acesso aos arquivos necessários, a emissora optou por uma mudança na programação, e passou a exibir episódios da série “Todo Mundo Odeia o Chris” — originalmente programada para as manhãs de domingo. Toda a equipe técnica da emissora foi convocada com urgência para resolver o problema. A mudança, claro, causou surpresa no público. “Imagino o desespero nos bastidores da Record nesse momento”, escreveu um usuário do Twitter. “Ainda chocada com esse ataque hacker que a Record sofreu”, apontou um segundo.

Continua depois da Publicidade

Ao meio-dia, a programação ao vivo foi retomada com o programa “A Escola do Amor”, da Igreja Universal do Reino de Deus. A partir das 13h20, a emissora voltou a transmitir de seus estúdios em São Paulo, e continuou a grade com o horário político e o Balanço Geral. “Balança, meu povo, é sábadão. Estamos juntos a partir de agora. Vou avisar que não terá turbulência porque temos a melhor equipe”, disse Geraldo Luís na abertura da atração, sem compartilhar detalhes sobre o ocorrido.

A equipe do hugogloss.com entrou em contato com a Record TV, mas não obteve esclarecimentos sobre o ocorrido até o fechamento desta matéria.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques