Que situação! Na última sexta-feira (9), o streamer Guilherme Menezes, de 25 anos, estava fazendo uma transmissão ao vivo de jogo online, quando foi surpreendido por assaltantes que invadiram a sua casa. Nas imagens retiradas da sua live, é possível ver o momento exato em que apontam uma arma para a cabeça dele, tiram o fone e puxam o rapaz da cadeira logo em seguida. “Ele me puxou e dei de cara com a minha família toda rendida na sala. Lá tinha outro assaltante com um facão”, disse o streamer em entrevista ao G1.
“Como o jogo é meu trabalho e eu recebo por isso, quando estou focado em jogar não me distraio. Então no vídeo é possível ver que eu só percebo o assalto quando ele realmente coloca a arma na minha cabeça”, explicou Guilherme, que continuou: “Tanto que inicialmente até achei que era uma brincadeira de alguém da minha família, mas quando olhei para cara dele, percebi o que estava acontecendo”.
O jovem, conhecido no mundo dos games como “Guixxm”, relatou ainda que a maior preocupação no momento era seu pai, que é idoso e tem problema cardíaco. Porém, a situação foi “amenizada” pelos internautas que o acompanhavam pela live. Após a transmissão ao vivo mostrar parte do assalto à sua casa, os fãs logo se mobilizaram e um de seus amigos, que também o acompanhava, acionou a Polícia Militar.
Ao chegarem no local, os policiais militares viram dois suspeitos saindo com televisores da residência. Um deles, um ajudante de 33 anos, foi preso em flagrante e com ele foi encontrado um simulacro de arma de fogo (objeto que parece uma arma, mas não é). O outro conseguiu fugir. O caso foi registrado como roubo na Delegacia de Guarujá e o suspeito capturado permaneceu à disposição da Justiça.
“Apesar de um dos criminosos ter levado dinheiro e joias, acho que a perda material foi bem menor com a chegada da PM. Eles chegaram tão rápido, porque como eu estava transmitindo ao vivo, uma das pessoas que estava me assistindo sabia meu endereço e minha comunidade conseguiu acionar a polícia”, destacou o streamer.
Em conversa com a Uol, Guilherme considerou a fuga do outro criminoso “dos males o menor”: “Mesmo o outro [homem] ter fugido com joias e dinheiro […] Está todo mundo bem aqui, inclusive meu pai, que já é idoso e estava com a pressão altíssima no momento. Mas o mais importante são nossas vidas, então vejo como algo positivo”, afirmou.
Após a ação da polícia, o streamer agradeceu em seu Twitter pela ajuda das pessoas que o assistiam. “Galera, vocês salvaram minha vida e da minha família. Graças a estar em live, a polícia conseguiu chegar no meio do assalto. Obrigado”, escreveu ele.
Galera, vocês salvaram minha vida e da minha família. Graças a estar em live, a polícia conseguiu chegar no meio do assalto. Obrigado, depois eu explico mais.
— guixxm (@guixxmTV) October 9, 2020