ouça este conteúdo
|
readme
|
Um turista foi baleado ao tentar impedir um assalto na região do Pier Mauá, no Centro do Rio de Janeiro, no último domingo (6). Segundo relato da esposa da vítima, o homem reagiu ao ver a família ameaçada pelo criminoso, que ordenava que todos entrassem no carro sob ameaça de morte. A tentativa de roubo terminou com quatro tiros disparados contra o engenheiro Vinícius Dias, de Minas Gerais, que permanece internado no Hospital Souza Aguiar. O autor dos disparos foi preso após troca de tiros com a polícia.
A esposa do engenheiro, a nutricionista Poliana Ribeiro, relatou nas redes sociais que foi a primeira a ser abordada pelo criminoso, que inicialmente tentou disfarçar sua aproximação com perguntas sobre um cruzeiro atracado na região. “Ele primeiro me abordou. Eu não coloquei maldade nenhuma, até por causa do horário que era, por causa do local, que era movimentado. E ele me perguntou: ‘Ah moça, aquilo ali é o que?’ Eu falei: ‘Ah, é um cruzeiro’. Ele perguntou: ‘Ah, ele é da Marinha?’ Eu falei: ‘Não’. Enfim, ele se afastou e ficou reparando a gente. Eu achei muito estranho”, contou.
Um bandido deu quatro tiros num turista de Minas Gerais. Ele tava chegando no Pier Mauá pra viajar com a esposa e com os pais. #BalançoGeralRJ
Reprodução/Record Rio pic.twitter.com/Zi905ZICU4
— Tino Junior (@tinojunior) April 7, 2025
Instantes depois, o homem retornou e abordou toda a família, que estava prestes a embarcar em um cruzeiro. Poliana, Vinícius e os pais dele foram ameaçados. “E ele ia sequestrar a gente, ia matar a gente. Foi o que ele falou. Ele falou: ‘Olha, eu vou matar todos vocês. Eu vou matar todos vocês’. Ele mostrou a arma de fogo e aí ele pediu colar, essas coisas, mas não deu tempo”, disse a nutricionista, afirmando que o criminoso ficou visivelmente nervoso por causa do grande número de pessoas no local.
Vinícius reagiu à abordagem e conseguiu sair do carro. O criminoso atirou ao menos quatro vezes. “Meu marido conseguiu descer do carro. E aí, no que meu marido desceu do carro, ele deu quatro tiros no meu marido. Meu marido está aqui internado, passou por uma cirurgia, porque o tiro que ele tomou no abdômen, os médicos ficaram muito preocupados. Porque, na tomografia, ele estava com o abdômen todo cheio de sangue. Eles não sabiam se tinham perfurado com órgão, intestino, rim, se tinha acertado a bacia, ele não estava movimentando as pernas”, relatou Poliana.
Segundo ela, Vinícius justificou sua reação ao dizer que não aceitaria ver os pais e a esposa sendo mortos. “E o que meu marido falou que ele desceu do carro e tentou reagir, que ele não ia deixar matar os pais e eu. Que entre todo mundo morrer, que ele preferia só ele morrer”, contou a esposa, emocionada.
Assista ao depoimento:
Ver essa foto no Instagram
Após os disparos, um vendedor de gelo que estava próximo socorreu Vinícius, colocando-o em um triciclo e levando-o até uma base da Polícia Militar. De lá, ele foi encaminhado ao Hospital Souza Aguiar, onde permanece internado em estado estável, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
A tentativa de assalto ocorreu próximo ao Armazém 4, numa área de grande circulação de pessoas. O autônomo Maxwell Silva, que testemunhou o ataque, afirmou: “Um rapaz veio do nada, uma moto parou e tentou roubar o carro. Foi um corre-corre danado”.
O criminoso fugiu com um carro roubado, mas foi cercado na Avenida Barão de Tefé por equipes do 5º BPM (Praça da Harmonia), do Segurança Presente e da Guarda Portuária Federal. Ele tentou escapar pelo Morro do Pinto, onde chegou a trocar tiros com policiais, mas acabou preso por agentes da UPP Providência. Com ele, foram encontrados um revólver e objetos roubados.
A investigação do caso está a cargo da 5ª Delegacia de Polícia (Mem de Sá). Até o momento, a identidade do criminoso não foi divulgada.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques