A Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) procura por um turista de 33 anos que desapareceu nesta semana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Denis Kopanev, que possui cidadania russa e britânica, foi visto pela última vez na segunda-feira (9), saindo da casa onde estava hospedado, em um condomínio na Gávea.
De acordo com informações do portal g1, um amigo de Kopanev disse que os pertences do russo foram deixados na hospedaria, incluindo passaporte e dinheiro. Ele se encontraria com outro amigo norte-americano na noite do sumiço. A última localização de seu celular foi na lagoa Rodrigo de Freitas, conforme a publicação.
Desde então, ele parou de se comunicar com a família e os amigos brasileiros. Benone Moura, um dos melhores amigos de Kopanev, relatou como a história o intrigou desde o início. “O Denis não é o tipo de pessoa que de repente some. Ele deixou tudo para trás. Roupas, o passaporte […] Sem isso ele não tinha como ter ido para nenhum lugar“, contou.
O brasileiro também explicou que o russo compartilhava os locais em que estava no Brasil. Os amigos registram a ocorrência assim que perceberam que Kopanev não respondia mais às mensagens. “Eu liguei para a polícia, para a embaixada do Reino Unido, porque ficou bem claro que desde o começo tinha alguma coisa errada“, destacou.

Segundo o Disque Denúncia, o russo, que trabalha na Inglaterra, chegou ao Rio de Janeiro no último domingo (8), após visitar a Amazônia e Minas Gerais. A estadia estava programada até 11 de junho, mas ele não apareceu para realizar o check-out. Após a saída, Kopanev pegaria um avião para São Paulo, onde encontraria um amigo e viajaria para Fernando de Noronha.
Antes de retornar para Londres, o turista ainda passaria por outras cidades do Nordeste. “Nós e a família, que mora na Rússia, estamos colaborando com dicas, ideias de onde ele pode ter ido. Mas, sabemos que é uma coisa difícil“, disse Moura. Nesta quinta-feira (12), o consulado-geral do Reino Unido no Rio pediu detalhes da investigação à Polícia Civil.
A última vez que Kopanev foi visto também foi registrada por uma câmera de segurança. Na gravação, ele aparece com um casaco bege e um boné preto, deixando a casa onde estava hospedado. Na mão direita, ele segurava uma sacola.
Veja:
Vídeo mostra turista russo deixando pousada no Rio pic.twitter.com/7cworkA1vh
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) June 13, 2025
O Disque Denúncia disponibilizou números para quem tiver informações sobre Kopanev. Para a Central de Atendimento, ligue: (21) – 2253-1177 ou 0300-253-1177. Para se comunicar através do WhatsApp Desaparecidos, digite: (21) 98849-6254.
