ouça este conteúdo
|
readme
|
Um ambulante senegalês morreu nesta sexta-feira (11) após ser baleado durante uma abordagem policial no Brás, em São Paulo. De acordo com um primo do vendedor, Ngange Mbaye estava almoçando, quando viu a Polícia Militar e equipes da prefeitura recolhendo mercadorias de uma idosa. Ele, então, entrou em confronto com os agentes, quando foi atingido por um disparo.
Um vídeo enviado ao g1 mostrou o momento em que o ambulante tentou impedir os policiais de levarem um carrinho com mercadorias. Diante da briga, um policial apontou uma arma de fogo na direção do ambulante e, então, é possível ouvir barulho similar ao de um disparo.
Na gravação, o vendedor ainda correu dos policiais e tentou proteger a mercadoria novamente. “Ele não trabalhou hoje, estava aqui do lado almoçando. A polícia pegou [a mercadoria] de uma senhora colega dele que trabalha aqui e aí ele foi ajudar a senhora pra não perder mercadoria. Tinha confusão e o policial matou ele”, afirmou o primo do ambulante, Mamadou Tiam.
A Polícia Militar afirmou que equipes apoiavam a prefeitura na fiscalização dos ambulantes e que o senegalês agrediu um PM com uma barra de ferro. Depois disso, ele foi baleado. Ngange Mbaye chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para a Santa Casa, mas não resistiu.
Mais uma vítima da violência da Polícia Militar de Tarcísio e Derrite.
Minha solidariedade aos familiares de Ngange Mbaye e a todos os trabalhadores ambulantes da região do Brás.
O governador ainda seguirá dizendo que não está nem aí? pic.twitter.com/939bYbCvBj
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) April 11, 2025
A Secretaria da Segurança Pública declarou em nota que a PM instaurou um inquérito e afastou das atividades operacionais o agente envolvido na morte do ambulante. A barra utilizada na agressão e a arma do agente foram apreendidas. A ocorrência foi registrada no 8º Distrito Policial como morte decorrente de intervenção policial e tentativa de homicídio. O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
O Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante divulgou uma nota de repúdio pela morte do ambulante. Leia a íntegra:
“Recebemos com profunda tristeza e indignação a notícia da morte do comerciante senegalês Ngange Mbaye, ocorrida no dia 11 de abril de 2025, no bairro do Brás, em São Paulo. Mais uma vez, um homem negro, migrante e trabalhador tem sua vida interrompida de forma violenta em um contexto de repressão e abordagem policial desmedida.
Ngange Mbaye atuava como vendedor ambulante quando foi abordado por policiais militares. Casos como este revelam o quanto a violência institucionalizada segue fazendo vítimas, especialmente entre as populações negras, periféricas e migrantes. São vidas tratadas como descartáveis, em um ciclo cruel de exclusão e negligência.
Ver essa foto no Instagram