[Atualização: Após publicação da matéria, número de vítimas subiu para 14]
Um avião de pequeno porte que transportava 14 pessoas caiu em Barcelos, no interior do Amazonas, na tarde deste sábado (16). A informação foi confirmada pelo prefeito da cidade, Edson de Paula Rodrigues, à CNN Brasil.
Segundo o Governo do Amazonas, as 14 pessoas a bordo morreram. A aeronave do modelo Bandeirante levava 12 turistas, além do piloto e copiloto. Na lista de passageiros, obtida pelo g1, todos eram homens. O secretário da Defesa Civil do Amazonas, Coronel Máximo, informou que a corporação foi acionada e já está preparando uma equipe para se deslocar ao local do acidente.
Devido a um forte temporal, a aeronave tentou pousar na cidade, mas não obteve sucesso. A tragédia teria acontecido cerca de 400km da capital do Amazonas. Em uma entrevista ao Brasil Urgente, da Band, o prefeito deu mais detalhes do caso. “As informações preliminares que nós temos é que o piloto teria errado o ponto de aterrissagem, mas tudo é especulação ainda”, explicou.
“Ele estava recebendo os turistas que vão para Barcelos para pescar esportivamente. As informações que me passaram, preliminares, os passageiros do avião tinham chegado de Brasília. De Brasília para Manaus, e de Manaus para Barcelos”, acrescentou Rodrigues.
Veja abaixo o avião caído:
Acidente aéreo com vítimas fatais durante temporal na tarde desta sábado, 16
O Avião tipo taxi aéreo transportava turistas americanos para região de Barcelos no Amazonas.
A aeronav tentava pousar na cidade, mas chovia forte. O Corpo de Bombeiros do Amazonas está acionado pic.twitter.com/HOpBG7AMnA
— Portal Remador (@PortalRemador) September 16, 2023
Empresa se pronuncia
O avião de pequeno porte pertencia à Manaus Aerotáxi. Segundo a empresa, tudo estava regular e tinha permissão para atuar em táxi aéreo, segundo registro da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). “Estamos comprometidos em esclarecer todos os detalhes relacionados a este acidente. Contamos com o respeito à privacidade dos envolvidos neste momento difícil e estaremos disponíveis para prestar todas as informações necessárias e atualizações à medida que a investigação avançar. Nossos pensamentos e orações estão com todos os afetados por este trágico ocorrido”, declarou.
Investigação
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que os investigadores do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII) e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram acionados para realizar perícia no local do acidente.
“Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação”, declarou o órgão.
Retirada dos corpos
Ao jornal O Globo, o governador Wilson Lima informou que identidade dos passageiros e tripulantes ainda é desconhecida. “Acabamos de concluir a retirada dos corpos. São todos brasileiros, turistas. Estamos no verão amazônico, época da prática da pesca esportiva. Provavelmente esse pessoal estava indo pescar no Rio Negro”, sugeriu Lima.
Os corpos ficarão no auditório de uma escola, uma vez que a cidade não conta com estrutura de câmaras frias em um Instituto Médico Legal (IML). Na manhã de domingo (17), uma aeronave da FAB seguirá para Barcelos para transportá-los, pois o aeroporto local não permite pousos e decolagens depois do pôr do sol.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques