ouça este conteúdo
|
readme
|
Um gari foi surpreendido ao encontrar uma bebê recém-nascida dentro de uma sacola enquanto fazia a coleta de lixo, na Zona Norte do Rio de Janeiro, na madrugada desta terça-feira (1º). Samuel da Silva Santos estava na Rua Ouro Preto, entre os bairros de Quintino e Cascadura, quando viu algo no chão que chamou sua atenção. Ao se aproximar, pensou ter encontrado uma boneca. Mas, ao pegar o objeto nas mãos, percebeu que se tratava de uma bebê ainda viva. A criança foi abandonada entre os resíduos domésticos e agora está sob cuidados médicos.
“Eu tava vindo do trabalho, entrei na rua para terminar o serviço. Aí, batendo um lixo, coletando, peguei uma caixa e joguei para dentro do caminhão. Quando voltei, vi um negócio no chão e achei até que fosse uma boneca. Falei: ‘Caraca, achei uma bebê reborn! Vou levar para minha filha’”, contou Samuel, em entrevista ao g1. “Aí quando eu peguei na mão, vi que era uma nenenzinha, aí começou a chorar e tudo. Paramos o serviço”, completou.
Veja o momento:
Um bebê recém-nascido foi encontrado no lixo por garis da Comlurb na madrugada desta terça-feira (1º), na Rua Ouro Preto, entre Quintino e Cascadura, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A criança foi encaminhada para o Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, em Madureira.
Leia:… pic.twitter.com/2AkOPD3iVZ
— Jornal O Globo (@JornalOGlobo) April 1, 2025
Samuel e os colegas acionaram imediatamente a Polícia Militar. Agentes do 9º BPM (Rocha Miranda) foram ao local e levaram a criança para a Maternidade Herculano Pinheiro, em Madureira. A direção do hospital informou que a recém-nascida segue internada em Unidade Intermediária, com estado de saúde estável. Segundo a equipe médica, ela está recebendo todos os cuidados necessários. O Conselho Tutelar e a Vara da Infância foram acionados e acompanham o caso.
Em nota, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) lamentou o abandono da bebê e elogiou a atitude dos funcionários envolvidos: “A Comlurb lamenta que um bebê tenha sido abandonado nessas condições e parabeniza seus colaboradores pela atuação exemplar no caso”.

Emocionado com o ocorrido, Samuel revelou a intenção de adotar a menina. “Depois do serviço, quando acabou, fui lá [no hospital] fazer uma visita e estou entrando em procedimento pra gente ver como faz pra poder adotar ela”, afirmou o gari, que já começou a buscar informações sobre o processo legal.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o gari encontra a criança e a entrega às autoridades. O caso foi inicialmente registrado na 40ª DP (Honório Gurgel) e transferido para a 29ª DP (Madureira), que agora conduz a investigação para identificar quem abandonou a recém-nascida.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques