A imagem impressionante de um homem sendo “engolido” por uma cratera rodou a web nesta segunda-feira (1º). O acidente aconteceu em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo, quando o médico ortopedista Eurípedes Fernando Melo passava pela calçada em frente a uma garagem. De repente, o chão cede, ele cai, e o muro da construção desaba.
No vídeo capturado por câmeras de segurança, pessoas que caminhavam pelo local correram para ajudar o senhor. A prefeitura da cidade informou que o local foi isolado após o ocorrido. Veja o momento:
🚨 Idoso é engolido por cratera que se abre em calçada no Espírito Santo; saiba mais: https://t.co/7KEd31BNtX pic.twitter.com/YLL9yzUntQ
— Diário do Nordeste (@diarioonline) April 1, 2024
Segundo informações do g1, um motorista tentou descer até onde estava Eurípedes para ajudá-lo. “Ele chegou, estacionou o carro e foi no hospital pegar um exame e veio subindo. O buraco afundou e a pedra caiu em cima dele. Nós viemos e socorremos ele, colocamos na ambulância e ele foi socorrido”, contou Geraldo Mussi.
“Deu um barulhão e foi tudo em cima dele. Desci para pegar, veio o outro rapaz e me ajudou a pegar a pedra. Ele estava pedindo socorro, estava muito pesado a pedra em cima dele”, descreveu. A vítima foi internada em um hospital particular da cidade e precisou passar por uma cirurgia. Ele sofreu uma fratura no fêmur da perna direita e um trauma no tórax.
O responsável pela calçada, o advogado Arthur Buteri, disse que não havia nenhum indício de risco no local. Além da prefeitura, a concessionária de água BRK também foi acionada e encaminhou uma equipe para analisar o que aconteceu. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) apontou que uma ruptura foi identificada na rede de drenagem na região, provavelmente ocasionada por raízes de árvores. O engenheiro Erivelto Diogo da Silva, explicou que a preocupação é que acidentes parecidos aconteçam em outos trechos da via.
“Neste trecho, especificamente, existe uma rede de drenagem mista, que recebe tanto a contribuição de água quanto de esgoto. Próximo dela há uma árvore com raízes atingindo não só o muro, mas essa rede. A gente acredita que houve ali um vazamento. Essa água começou a retirar a camada de solo e outros elementos ali de base e próximo ao pavimento, o que ocasionou o afundamento da calçada, do passeio e consequentemente a queda do muro”, esclareceu o profissional.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques