Vídeo: Médico se atrasa e agride paciente em UBS em Diadema (SP); Secretaria da Saúde se manifesta e toma atitude

Confusão aconteceu na sexta-feira (21), na UBS Parque Real, em Diadema, na Grande São Paulo

ouça este conteúdo

Um médico da UBS Parque Real, em Diadema, na Grande São Paulo, foi demitido na última sexta-feira (21) após se atrasar e agredir um paciente. Segundo informações da Prefeitura de Diadema, o profissional foi desligado da unidade básica de saúde imediatamente após o ocorrido.

Detalhes do caso vieram à tona nesta segunda-feira (24), por meio do SBT. De acordo com a emissora, o médico chegou à unidade com três horas de atraso, deixando 15 gestantes aguardando exames de ultrassom.

As consultas estavam marcadas para as 7h da manhã, e muitas pacientes esperavam pelo procedimento havia meses. No entanto, o profissional de saúde chegou apenas às 10h, sem dar qualquer satisfação e apresentando sinais de embriaguez. Testemunhas relataram que ele estava alterado, com dificuldade para subir escadas e manter o equilíbrio.

Ainda segundo o SBT, a primeira paciente atendida saiu do consultório abalada, alegando ter sido tratada com extrema grosseria e desrespeito. Ao ouvir a reclamação, o médico saiu exaltado, gritou com a paciente e apontou o dedo em seu rosto. Outra mulher interveio para defendê-la e acabou sendo agredida.

Nesse momento, iniciou-se uma confusão. Preocupadas com o estado do médico, as gestantes hesitaram em ser atendidas. A supervisora da unidade e uma assistente do profissional sugeriram o reagendamento dos exames, mas muitas mulheres se recusaram a remarcar devido à longa espera.

Imagens do ocorrido circularam nas redes sociais e mostraram o momento em que o médico mandou uma paciente calar a boca e chegou a atingi-la com um tapa no rosto. Para se defender, a mulher reagiu com um chute. Confira:

Continua depois da Publicidade

Demissão

Em nota, a gestão da UBS Parque Real trouxe mais detalhes sobre o episódio: “A gerente conversou com o profissional sobre a demora no atendimento e a população começou a filmar a situação. Ao sair do consultório, o médico tentou tirar o celular da mãe de uma paciente com um tapa e simulou uma queda”.

A Secretaria de Saúde de Diadema também se manifestou, repudiando o caso e destacando que a atitude do médico “fere os princípios básicos de respeito e dignidade que devem pautar as relações no ambiente de saúde”. O órgão informou que agiu imediatamente após a denúncia, demitindo o profissional, cuja identidade não foi divulgada.

“É fundamental que todos os trabalhadores da área sejam constantemente lembrados da importância de manter um comportamento ético, respeitoso e humano no exercício de suas funções. O papel do médico vai além da técnica; envolve uma relação de confiança e respeito mútuo que deve ser cultivada e defendida. Que situações como essa não se repitam”, reforçou a Secretaria de Saúde.

Continua depois da Publicidade

O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, publicou uma nota de repúdio sobre o ocorrido. Leia a íntegra:

“Manifesto repúdio em relação ao lamentável episódio de agressão protagonizado por um médico da SPDM contra um paciente, hoje (21/2), na UBS Parque Real. Tal incidente é inaceitável e fere princípios básicos de respeito e dignidade que devem pautar as relações no ambiente de saúde.

As denúncias sobre o atraso do médico e sua má conduta junto aos pacientes foram prontamente avaliadas, e a Secretaria de Saúde do município agiu imediatamente, determinando a demissão do profissional.

Essa decisão não apenas reflete a seriedade com que a administração pública de Diadema trata casos de agressãol abuso e desrespeito, mas também reafirma o compromisso em garantir um atendimento de qualidade e digno a todos os usuários da rede municipal de saúde da cidade.

É fundamental que todos os trabalhadores da área sejam constantemente lembrados da importância de manter um comportamento ético, respeitoso e humano no exercício de suas funções.

O papel do médico vai além da técnica; envolve uma relação de confiança e respeito mútuo que deve ser cultivada e defendida.

Que situações como essa não se repitam. Estamos juntos na luta por um atendimento digno e de qualidade para todos.

Trabalho e Compromisso com Diadema.”

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques