Vídeo mostra momento em que assessor de Marçal dá soco em marqueteiro de Nunes em debate, que vira caso de polícia; assista

Nahuel Medina e Duda Lima foram encaminhados para a delegacia após o ocorrido

O fim do debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo, promovido pelo Grupo Flow em parceria com o Grupo Nexo, da Faculdade de Direito da USP, nesta segunda-feira (23), foi marcado por mais um momento de agressão. Um vídeo que circula na internet mostra o instante em que o assessor de Pablo Marçal (PRTB) dá um soco no marqueteiro de Ricardo Nunes (MDB).

A confusão ocorreu depois da expulsão de Marçal, durante as considerações finais, por desrespeito às regras do evento. Estavam vetados insultos, ofensas, xingamentos e uso de apelidos pejorativos, e o participante que infringisse algumas das normas seria advertido. Caso acumulasse três advertências, seria retirado.

O coach foi penalizado repetidamente pelo mediador e jornalista Carlos Tramontina depois de chamar Nunes por um apelido e afirmar que o adversário seria preso pela Polícia Federal em um possível mandato dele. No momento, Duda Lima, marqueteiro de Ricardo, e Nahuel Medina, assessor de Pablo, estavam nos bastidores.

Segundo a equipe de Marçal, Duda teria dado risada quando o candidato do PRTB foi advertido por Tramontina. Um vídeo feito pelo próprio Medina mostra os dois aparentemente se provocando. Outra gravação registra o marqueteiro de Nunes conversando com outras pessoas quando Medina o agride com um soco. Assista: 

O debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo, realizado nesta segunda-feira (23), terminou em confusão. O marqueteiro de Ricardo Nunes (MDB), Duda Lima, foi agredido com um soco por um membro da equipe de Pablo Marçal (PRTB), ficando com o rosto ensanguentado. (📹: @monica_bergamo)

[image or embed]

— Hugo Gloss (@hugogloss.com) September 24, 2024 at 12:05 AM

Recebi com exclusividade um vídeo do exato momento da agressão do assessor de Pablo Marçal a Duda Lima, marqueteiro de Ricardo Nunes

[image or embed]

— Bruno Hoffmann (@bruno-hoffmann.bsky.social) September 24, 2024 at 12:22 AM

Após a expulsão, Marçal reclamou da atitude de Tramontina. “Tomei três advertências numa fala“, disse ele, segundo o g1. “Essa é a minha indignação como cidadão aqui agora e não faz o mínimo sentido, eu usei do meu tempo, fui advertido, segui nas regras, ele (o mediador) poderia me advertir depois que eu terminasse de falar, ele até verbalizou. Por que você está usando esse último momento? Porque o último momento é meu, veio do sorteio“, afirmou o candidato.

Sobre a agressão, Pablo declarou: “Eu reprovo completamente o que o marqueteiro (Duda Lima), que ganha milhões, fez contra a pessoa da minha equipe. Não era proibido a equipe gravar lá dentro“. Ainda de acordo com o g1, Tramontina reiterou que era proibido gravar dentro do estúdio e que o coach foi expulso depois de descumprir a regra. “Ele foi eliminado, ficou num bate-boca. Só lamento porque tivemos apenas quatro pedidos de direto de resposta, um só foi concedido“, explicou.

Continua depois da Publicidade

O soco deixou o rosto de Lima ensanguentado. Após a polícia ser acionada, Nahuel e Duda foram encaminhados ao 16º DP (Indianópolis). Nunes também se dirigiu à delegacia, para acompanhar o marqueteiro. No entanto, em declaração à imprensa, o candidato revelou que Lima deixou o local para ir ao hospital.

A delegada achou melhor, porque ele não está bem. Ele está com tontura“, disse Nunes. O atual prefeito também comentou sobre a agressão ao membro de sua equipe. “Ele levou um soco do nada. Simplesmente do nada. Ele estava parado, o cara foi e deu um soco nele, de forma agressiva, covarde“, apontou. Confira:

Marqueteiro de Ricardo Nunes, Duda Lima, ficou com o rosto ensanguentado após levar soco de assessor de Pablo Marçal

[image or embed]

— Blog do Noblat (@blogdonoblat.bsky.social) September 24, 2024 at 12:47 AM

Continua depois da Publicidade

Provocações antes do debate

Não houve agressão entre Nunes e Marçal, entretanto, os dois já haviam trocado ofensas e xingamentos nos corredores do local, antes do debate. Enquanto Ricardo saía do estúdio, Pablo provocou o adversário e o chamou de “Tchutchuca do PCC”, “ladrão de merenda” e disse que “2025 você vai passar na cadeia”. O prefeito, por sua vez, chamou o coach de “condenadinho” e falou que ele “está roubando até apelido”. O registro foi compartilhado por Medina. Confira:

Defesa de Medina

De acordo com o g1, Nahuel Medina assinou um termo circunstanciado na delegacia, após o registro de um boletim de ocorrência por lesão corporal. Ele foi liberado durante a madrugada. No B.O., Duda Lima solicitou medida protetiva e pediu para que o caso seja investigado.

Após ser liberado, o assessor de Marçal alegou que também foi agredido. “A gente estava no debate e ele começou a xingar todo mundo e tentar passar códigos para o Nunes. Fui tentar filmar pra mostrar como eles agem pelas costas, esses marqueteiros, e criam narrativas. Ele foi com toda força em mim, jogou meu celular pra baixo, enfiou a mão na minha camisa e me arranhou até embaixo. Meu peito está todo vermelho“, explicou, segundo o g1.

Naquele momento eu só me defendi. Instintivamente foi aquilo que aconteceu e todo mundo viu. (…) Eu vim pra cá para gerar um boletim de ocorrência contra ele de agressão, porque ele me agrediu primeiro“, declarou. Medina também se posicionou nas redes sociais. Ele postou um vídeo que mostra Lima rindo ao seu lado e exibiu a mão machucada. “Eu só me defendi. Instintivamente“, escreveu. Veja:

O homem que agrediu o marqueteiro da campanha de Ricardo Nunes, Duda Lima, é o videomaker da campanha de Pablo Marçal, Nahuel Medina. No Instragram, Medina já constrói o discurso de “legítima defesa”, como se ele tivesse sido vítima de uma agressão anterior por parte de Lima.

[image or embed]

— William De Lucca (@deluccawilliam.bsky.social) September 24, 2024 at 1:11 AM

Assista ao momento da expulsão de Marçal no debate:

 

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques