Vídeo: Motorista de carreta envolvida em acidente com ônibus de universitários em SP nega consumo de álcool e aponta causa de colisão

Ao todo, 12 estudantes morreram e 19 ficaram feridos.

ouça este conteúdo

O motorista que dirigia a carreta envolvida no acidente que deixou 12 estudantes mortos e 19 feridos nesta quinta-feira (20), entre Nuporanga (SP) e São José da Bela Vista (SP), contou à polícia a sua versão do que aconteceu. Evandro Rogério Leite, de 51 anos, alegou que não ingeriu bebidas alcoólicas, não dormiu e que não excedeu a velocidade enquanto conduzia o veículo.

Ele foi preso em flagrante pela Polícia Civil, mas está em um hospital sob escolta. O motorista responderá por homicídio, lesão corporal, omissão de socorro e tentativa de fuga. De acordo com o delegado João Baptistussi Neto, o teste do bafômetro foi feito e o resultado deu negativo.

“Eu vinha vindo, passei e me perdi no buraco ali, saí fora [da pista]. Passei na valeta, deu aquela tremida, voltei de uma vez com o caminhão e peguei o ônibus que vinha vindo. Estava entre 40 e 60 km/h”, afirmou Evandro no vídeo divulgado pelas autoridades. Ele ainda contou que já tinha dirigido cerca de 200 km antes da colisão, e que havia parado para descansar e tomar café.

O delegado declarou que Evandro chegou a pensar em fugir, mas chamou um advogado devido aos ferimentos. Em seguida, ele se apresentou à polícia. Nesta sexta-feira (21), a Justiça decretou a prisão preventiva de Evandro. O motorista do ônibus, Eduardo Henrique de Andrade Justino, de 42 anos, disse em depoimento que avistou o caminhão vindo no sentido contrário, enquanto invadia a faixa.

Ele ainda ressaltou que, apesar de ter levado o ônibus ao extremo do lado direito da via, o caminhão continuou avançando, o que provocou a colisão. Eduardo contou que ouviu os gritos dos estudantes que ficaram presos às ferragens, mas ficou preso no volante. Ele conseguiu se soltar e sair do veículo. Eduardo também disse que não consumiu bebidas alcoólicas e dirigia a aproximadamente 70 km/h.

Continua depois da Publicidade

A J4 Transportes Rodoviários, responsável pela carreta, alegou que o motorista colidiu com o ônibus devido ao degrau na pista: “O relato preliminar do motorista, que estava em estado de choque, é de que ele saiu um pouco para fora da pista, perdeu o controle do caminhão e, ao retornar, devido ao degrau, acabou puxando um pouco mais o veículo. Ele não sabe relatar como que foi, se na hora em que ele puxou atingiu o ônibus ou vice-versa”.

Estado do ônibus após a colisão com o caminhão (Reprodução/TV Globo)

Já a Ramos Transportes, responsável pelo ônibus, lamentou o acidente e disse que se dirigiu ao local imediatamente para auxiliar as vítimas. Além disso, declarou que está direcionando todos os recursos para orientação de todos os envolvidos.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques