Vídeo: Mulher leva coroa de flores à casa de Lula e chama policial de “macaco”

O caso aconteceu nesta quarta-feira (18), em São Paulo

Uma mulher de 77 anos causou uma confusão na frente da residência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (18), em São Paulo. Maria Cristina de Lurdes Rocha tentou deixar uma coroa de flores na calçada e, ao ser abordada por agentes da Polícia Federal (PF), xingou um dos profissionais de “macaco”.

Maria estacionou no endereço de Lula, no Alto de Pinheiros, por volta das 17h40. Segundo o portal ICL Notícias, a coroa de flores era uma provocação ao quadro de saúde do presidente, que se recupera de uma cirurgia de emergência para drenar um hematoma na cabeça, decorrente de um acidente doméstico sofrido em outubro.

No carro de Maria Cristina, havia montagens pejorativas do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, com símbolos na cabeça e atrás das grades. A idosa foi abordada pelos agentes e convidada a se dirigir até a superintendência da Polícia Federal, na capital paulista.

Contudo, a mulher respondeu com gritos e questionamentos. Em vídeos que circulam nas redes sociais, Maria Cristina aparece confrontando um dos agentes e proferindo xingamento racista: “Eu não vou fugir, seu macaco“.

Veja:

Continua depois da Publicidade

Depois de alguns minutos, a mulher entrou no carro da Polícia Federal e foi levada para a superintendência. Segundo O Globo, ela responderá por injúria racial. “A única movimentação da direita fui eu que fiz“, disse ela, reclamando sobre as amigas que teriam sido presas por Alexandre de Moraes por tentativa de golpe, de acordo com o jornal.

A mulher também afirmou não ser filiada a nenhum partido. O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) retirou a coroa de flores da calçada e realizou uma varredura no automóvel de Maria Cristina. Um dos agentes averiguou o carro com três equipamentos para localizar explosivos químicos, radiológicos, biológicos ou nucleares. Nenhum tipo de material foi identificado. No entanto, a segurança afirmou ter encontrado apenas um taco. Lula não se manifestou sobre o ocorrido.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques