O namorado de Henrique da Silva Chagas, morto após se submeter a um peeling de fenol na clínica de estética de Natália Becker, na Zona Sul de São Paulo, filmou e tirou fotos do paciente antes, durante e depois do procedimento. Nas imagens, obtidas pelo g1, é possível ver machucados no rosto da vítima.
Gravadas por celular no dia 3 de junho, os vídeos mostram Henrique sendo preparado por uma funcionária do consultório. Ela passa um instrumento pontiagudo com uma lâmina no rosto dele. Em outras cenas, é possível ver as bochechas dele com cortes e sangrando antes da aplicação do fenol. Assista:
Namorado de empresário morto após peeling de fenol filmou o procedimento pic.twitter.com/Zhkif70mUa
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) June 7, 2024
Em entrevista ao g1, nesta sexta-feira (7), o namorado de Henrique, Marcelo Carmargo, disse que após a funcionária cortar o rosto do paciente, ela passou um anestésico tópico, e, em seguida, Natalia continuou os cortes. “É tipo uma lança. Como se fosse uma ponta de agulha, e ela ia rabiscando, ferindo mesmo. Ficou o rosto inteiro bem ferido, bem machucado“, relatou o empresário.
Apesar dos cortes na face de Henrique, Marcelo falou que ele o namorado acharam que o procedimento estava seguindo normalmente, pois Natalia os tranquilizou e disse que aquilo era normal. “Nós não questionamos porque achamos que fazia parte do procedimento”, disse Marcelo.
Segundo os advogados que defendem os interesses do namorado e da mãe de Henrique, o procedimento de cortar o rosto para aplicar o produto não é adotado pelos especialistas que eles consultaram. Procurada pela TV Globo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia não comentou se a prática é aceita.
Tanto o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) quanto a Associação Nacional dos Esteticistas e Cosmetólogos afirmaram que procedimentos com o uso do fenol devem ser realizados exclusivamente por médicos ou profissionais devidamente capacitados e regulamentados. Natália não tinha graduação em estética e nem era médica.
A dona do estabelecimento responde em liberdade pelo crime de homicídio doloso por dolo eventual, quando se assume o risco de matar. Natália se apresentou à polícia nesta quarta-feira (5). A influencer chegou ao local acompanhada do marido e da advogada. Ao sair, ela falou com a imprensa. “Estou muito triste pelo que ocorreu. Sinto muito pela família dele. Acabou com a minha vida isso, jamais tive a intenção de prejudicar ele”, disse.
A Polícia Civil ainda aguarda o resultado do laudo sobre a causa da morte, mas a principal suspeita é de que Henrique pode ter sido intoxicado pelo produto, que é um ácido usado para retirar manchas e rugas da pele, devolvendo a elasticidade.
O caso
De acordo com o boletim de ocorrência, o namorado da vítima contou que Henrique queria fazer o procedimento para reduzir marcas no rosto e, após pesquisas, acabou escolhendo a clínica de Natália. De acordo com ele, não foi feito nenhum teste prévio para eventuais alergias. O “peeling de fenol” é indicado para o tratamento de rugas e flacidez, mas também usado para tratar melasma e marcas de acne.
Ainda em depoimento, o companheiro relatou que a vítima teria passado por uma limpeza de pele e uma aplicação de anestésico seguida de uma raspagem para receber o composto orgânico (fenol). Ao fim do procedimento, ele teria sido avisado por Natália que tinha sido “um sucesso” e que Henrique teria “suportado a dor com certa tranquilidade”.
Ao ver o namorado, no entanto, percebeu que ele tremia e estava nervoso. Logo depois, Henrique começou a respirar muito forte pela boca e pediu socorro. Natália e as funcionárias, então, acionaram o serviço de emergência. O SAMU constatou o óbito. Natália, que estava no estabelecimento, relatou que Henrique teve dificuldade para respirar após o procedimento e pediu ajuda. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestou os primeiros socorros. Apesar das tentativas de reanimação, porém, o homem teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.
O perfil da influenciadora na rede social foi desativado com a repercussão do caso. Ao procurar a página, aparece a seguinte mensagem: “Esta página não está disponível. O link em que você clicou pode não estar funcionando, ou a página pode ter sido removida. Voltar para o Instagram”. Em seu site, ela se apresenta como “premiada especialista” com consultórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques