Vídeo: Novo ângulo mostra como fogos de artifício atingiram turista dentro de apartamento em SC

Bianca teve boa parte do tórax queimado, com perda de pele, além de queimaduras nas mãos

Um vídeo capturou o momento exato em que um fogo de artifício, durante o Réveillon em Navegantes, no litoral norte de Santa Catarina, disparou na direção contrária e explodiu próximo ao prédio onde estava a turista Bianca Miranda. Ela sofreu queimaduras de segundo e terceiro graus. O incidente aconteceu enquanto a gaúcha assistia à programação de fim de ano com o marido, da janela de um dos apartamentos da cidade.

Bianca contou ao g1 que o artefato atingiu primeiro um carro estacionado na rua, que teve o vidro quebrado, antes de ser arremessado para cima e atingi-la com fagulhas.

No vídeo, a reação do público é de surpresa. Em seguida, é possível ver que a queima de fogos continua na orla da praia. Assista:

“O que era para ser nosso momento se tornou nossa desgraça. Cena desesperadora. É desesperador ver a sua esposa pegando fogo dentro da tua casa”, relatou Victor Frasca, marido de Bianca, em um vídeo compartilhado nas redes sociais.

Assista [Atenção! Imagens Fortes!]:

Nas redes sociais, Victor descreveu o estado de saúde da esposa: “Ela está com boa parte do tórax queimado, sem pele, e com queimaduras nas mãos”. Bianca, ainda em choque, afirmou que está recebendo medicação para aliviar as dores, mas lamentou o ocorrido: “Jamais esperava que isso ia acontecer dentro de casa”.

Assista ao desabafo de Victor:

Segundo a prefeitura de Navegantes, o evento utilizava fogos com baixa intensidade sonora, conforme determina a Lei Municipal nº 3.470/2020, que proíbe artefatos pirotécnicos com ruídos. “A lei veda a soltura de fogos ruidosos, porém, permite que sejam utilizados fogos com estampido de baixa intensidade (abaixo de 85 decibéis)”, respondeu a prefeitura ao g1.

Em nota oficial, a administração municipal lamentou o incidente, e informou que a empresa responsável será notificada para prestar esclarecimentos: “A Prefeitura de Navegantes informa que já está apurando o caso e vai notificar a empresa responsável pela queima de fogos para que preste todos os esclarecimentos. De antemão, a Prefeitura informa que a empresa licitada possuía todas as credenciais exigidas e os fogos foram montados por brigadistas como determina a legislação. A Prefeitura lamenta o incidente e reforça seu compromisso de transparência na apuração do caso e vai prestar toda assistência ao casal”.

Bianca sofreu queimaduras graves no tórax e nas mãos. (Reprodução / Instagram)

Comunicado do Corpo de Bombeiros

“O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) informa que, durante a queima de fogos realizada no município de Navegantes, na noite de ontem, ocorreu um incidente envolvendo a direção de ao menos um dos artefatos pirotécnicos, disparado em direção a apartamentos da orla.

Conforme primeira apuração, os documentos exigidos pela Instrução Normativa nº 27 – Prevenção em Espetáculos Pirotécnicos foram apresentados previamente e estavam de acordo com os requisitos estabelecidos, incluindo o responsável técnico devidamente habilitado.

De acordo com a referida normativa, cabe ao responsável técnico assegurar o cumprimento das normas de segurança, como o monitoramento da área de queda dos fogos e a manutenção dos afastamentos mínimos previstos para andamento seguro do espetáculo.

O CBMSC reforça que diligências adicionais serão avaliadas, como a pertinência de ações de perícia no local.

Reiteramos nosso compromisso com a segurança da população e reforçamos que medidas preventivas e fiscalizatórias continuam sendo uma prioridade para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, dentro dos limites legais e normativos estabelecidos”.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques