Vídeo: Pai de fã que morreu durante show de Taylor Swift no RJ relata na TV sobre como descobriu falecimento

Ana Clara Benevides Machado teve uma parada cardiorrespiratória devido ao calor intenso

O pai de Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, que morreu no primeiro show da Taylor Swift pela “The Eras Tour” no Rio de Janeiro, se pronunciou sobre a perda da filha. Neste sábado (18), Weiny Machado falou com a imprensa ao sair do Instituto Médico Legal (IML) e declarou que nem a T4F, empresa responsável pela produção do evento, nem o governo carioca entraram em contato com ele para esclarecer a situação.

“Ninguém me procurou. Ontem, eu estava na minha casa no Mato Grosso do Sul, e a menina que veio com ela me falou a notícia. E só falou. Apenas”, disse ele. Weiny ainda falou que a família aguarda o laudo para saber o que realmente aconteceu. “Falta o laudo final. Por isso eu não quis falar com ninguém. Até então não posso falar que foi A, que foi B, pra não entrar em controvérsia”, completou ele.

 

Mais cedo, ele lamentou a perda da filha em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. “Perdi minha única filha, menina feliz, inteligente. Não tenho palavras para expressar minha dor. Saiu de casa para realizar um sonho e volta morta”, lamentou ele. Os familiares da estudante de Psicologia deixaram a cidade de Pedro Gomes, no Mato Grosso do Sul, e foram à capital fluminense para agilizar o transporte do corpo de volta ao estado onde da família mora.

Machado contou que agora aguarda uma investigação para saber o que aconteceu antes da morte da sua filha. “Sei que a cantora estava distribuindo água as fãs, e isso é absurdo para um evento desse porte. Nada vai trazer minha filha de volta, mas espero que, se confirmada a negligência, alguém seja punido, para que isso não aconteça com mais ninguém”, adicionou.

Continua depois da Publicidade

Estela Benevides, prima de Ana Clara, contou como a família está neste momento. “Nossa família está em choque. É inacreditável. Ela deixou uma grande marca na vida das pessoas que ela passou”, afirmou. Segundo a prima, Ana Clara gastou o valor de um carro Celta para realizar o trajeto do Mato Grosso do Sul até o Rio de Janeiro para realizar o seu sonho.

A amiga que estava com a jovem no show, Daniele Menin, revelou à TV Globo que as duas estavam chorando de emoção ao ver Taylor Swift ao vivo pela primeira vez quando a jovem começou a passar mal. “O pessoal puxou ela para fora, a gente estava bem na grade, e aí eu pulei a grade e fomos correndo para o postinho de apoio deles. Eles atenderam ela ali e ali mesmo já tentaram reanimar ela, aí eu entrei em desespero porque eu vi que era grave. Chamaram a ambulância e pelo que eu entendi ela teve outra parada ali mesmo”, concluiu.

Relembre o caso

Ana Clara Benevides Machado estava acompanhada de uma amiga, quando começou a sentir um mal-estar devido ao calor intenso dentro do Estádio Nilton Santos. Ela chegou a ser socorrida, mas teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. A fã viajou do Mato Grosso para o Rio especialmente para assistir à apresentação de sua artista preferida.

Segundo o depoimento de uma amiga ao g1, Ana Clara começou a se sentir mal ainda na segunda música do show, “Cruel Summer”. “Na segunda música ela simplesmente desmaiou. Aí tiramos ela com ajuda dos seguranças e corremos pro postinho de apoio no estádio. Eles atenderam ela e encaminharam pra ambulância”, contou Daniele Menin.

Ainda dentro do estádio, os socorristas começaram o processo para reanimar a jovem. “Eles tentaram por uns 40 minutos, mas não conseguiram”, relembrou, acrescentando que ambas foram encaminhadas para um hospital da região. “Estávamos só nos duas aqui no Rio, recebi a notícia da morte no hospital, fui a primeira pessoa”, concluiu. A Secretaria Municipal de Saúde informou que Ana chegou ao Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, às 20h50, “em parada cardiorrespiratória”. “Foram feitas manobras de reanimação, mas, infelizmente, ela não resistiu”, descreveu a nota.

Amigas iam realizar o sonho de assistir ao show de Taylor (Foto: Reprodução/Instagram)

De acordo com o portal, a máxima no Rio de Janeiro chegou aos 39,1°C, com sensação térmica de 60°C. Outras mil pessoas desmaiaram durante a apresentação de Taylor.

Taylor Swift se manifesta

A notícia da morte de Ana Clara chegou aos ouvidos da cantora ainda na noite de ontem. Através de seus stories, Taylor afirmou estar “arrasada” com a situação. “Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos um fã hoje à noite, antes do meu show. Eu nem posso dizer para vocês o quanto eu estou arrasada por causa disso. Eu tenho poucas informações, além de que ela era incrivelmente bonita e muito jovem”, escreveu em uma carta a próprio punho.

Continua depois da Publicidade

“Eu não vou ser capaz de falar sobre isso do palco, porque me sinto dominada pela dor quanto tento falar sobre isso. Quero dizer que agora sinto profundamente essa perda e meu coração partido está com sua família e amigos. Esta é a última coisa que eu nunca pensei que aconteceria quando nós decidimos trazer essa turnê ao Brasil”, finalizou ela.

Taylor lamentou a morte da fã em uma carta (Foto: Reprodução/Instagram)

Em vários momentos da apresentação de ontem, Taylor perguntou aos fãs se eles estavam com calor e chegou a paralisar o show para que a equipe levasse água para um grupo que estava pedindo por ajuda.

Ministro Flávio Dino anuncia medidas imediatas

A morte da estudante de psicologia repercutiu também no Ministério da Justiça. Depois do ocorrido, o ministro Flávio Dino determinou que a entrada de garrafas com água deve ser permitida em todos os eventos de alta exposição ao calor. Segundo o texto, as produtoras também deverão fornecer “ilhas de hidratação” de fácil acesso com água potável. A medida passou a valer imediatamente.

Prefeitura do Rio se pronuncia

O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também emitiu uma nota sobre o caso. Ele afirmou que as circunstâncias estão sendo apuradas e anunciou medidas para evitar que algo parecido aconteça no show de hoje. “Inaceitável a perda da vida de uma jovem ontem no show no Engenhão. Obviamente, ainda estamos apurando mais detalhes das circunstâncias do ocorrido. De qualquer forma, já determinei ao Chefe Executivo de Operações do município que exija providências junto a produção do show”, declarou.

E continuou: “Já posso adiantar as seguintes medidas que eles devem anunciar ainda na manhã de hoje: Antecipar a entrada em 1h e ocupar o anel de circulação para tirar o publico do sol; novos pontos de distribuição de água; aumento de numero de brigadistas; aumento de ambulâncias”. Taylor ainda fará duas apresentações na cidade até seguir para São Paulo.

Produtora responde

A Tickets For Fun (T4F), empresa organizadora da “The Eras Tour” no Brasil, se pronunciou e lamentou que a jovem tenha perdido a vida durante o show. “Na noite de ontem, Ana Clara se sentiu mal e foi prontamente atendida pela equipe de brigadistas e paramédicos, sendo encaminhada ao posto médico do Estádio Nilton Santos para o protocolo de primeiros socorros. Diante do quadro, a equipe médica optou pela transferência ao Hospital Salgado Filho, onde, após quase uma hora de atendimento emergencial, infelizmente veio a óbito”, declarou.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques