Na manhã desta sexta-feira (7), um prédio residencial desabou no bairro do Janga, em Paulista, no Recife. Segundo o g1, o Corpo de Bombeiros trabalha desde às 6h10, quando foram acionados, e os agentes procuram “múltiplas vítimas”. De acordo com o relato de testemunhas, pessoas foram soterradas e há crianças e adolescentes desaparecidos entres os destroços.
O prédio estaria interditado pela Justiça e foi invadido e reocupado em 2012, por falta de vigilância. A construção que desabou é do tipo caixão, ou seja, quando as paredes fazem a função de sustentação da estrutura, sem a necessidade de usar vigas ou pilares. Nos últimos dias, a cidade já estava em estado de atenção por causa das fortes e constantes chuvas.
Uma mulher que não teve seu nome revelado, contou que a irmã morava no local com os filhos. Ela afirmou, ainda, que não conseguiu contato com os familiares. “A gente ocupou aí porque não tinha onde morar. Minha irmã e os filhos dela estavam lá. Moravam cinco filhos com ela aí. A gente está sem notícia dela”, disse.
Jailson Júnior trabalha próximo ao Conjunto Beira-Mar e presenciou o momento da queda: “Eu trabalho no terminal de ônibus do Conjunto Beira-Mar, aqui do lado. Havia pessoas soterradas lá embaixo, inclusive uma placa [de concreto] caída em cima de crianças. Está todo mundo aqui, SAMU, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros”. Oito viaturas foram enviadas para o local.
Um vídeo que circula nas redes sociais também mostra o momento do desabamento. Assista:
🚨 Momento exato do desabamento de um prédio no Paulista, no Grande Recife
Há várias pessoas soterradas. Equipes do Corpo de Bombeiros estão no local tentando fazer os resgates. pic.twitter.com/fARHfcTal2
— Racreche Arrependida (@racreche) July 7, 2023
As autoridades ainda não informaram a quantidade exata de vítimas. A Prefeitura de Paulista também não se manifestou, nem apontou se a Defesa Civil vai isolar os outros edifícios do conjunto. Segundo alguns moradores, parte do prédio estava desocupada após uma vistoria que detectou o risco do desabamento.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques