Pelo menos 100 pessoas que praticavam stand-up paddle perto do Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, precisaram ser resgatadas nesta sexta-feira (23). O mar estava agitado, com ventos de 70 quilômetros por hora, e as pessoas foram arrastadas contra as pedras do Posto 6.
O Corpo de Bombeiros e os militares do Exército ajudaram nos resgates dos banhistas, que estavam dentro do mar para assistir o sol nascendo. Alguns chegaram a se machucar ao bater nas pedras e precisaram do socorro dos salva-vidas.
Até por volta das 8h, sete banhistas necessitaram de atendimento médico. Motos-aquáticas foram usadas para ajudar as vítimas que caíram no mar e as que não conseguiam retornar para a orla.
Confira o momento:
⏯️ Ventania arrasta 100 banhistas contra pedras em Copacabana
Na manhã desta sexta-feira (23/8), cerca de 100 banhistas foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro após serem surpreendidos por uma forte ventania na Praia de Copacabana. As vítimas praticavam Stand… pic.twitter.com/jefbboBkeL
— Metrópoles (@Metropoles) August 23, 2024
Algumas tentaram subir nas pedras do Forte de Copacabana e sofreram escoriações leves pelo corpo. O salvamento contou com o apoio do Exército, que liberou a passagem por terra e pelo Forte, para o acesso dos guarda-vidas a essas vítimas.
Veja mais do momento:
💨🌊 Ventania arrasta 100 banhistas em Copacabana
Nesta sexta-feira (23), pelo menos 100 pessoas em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, precisaram ser resgatadas após serem arrastadas contra as pedras do Posto 6 enquanto praticavam stand-up paddle.
O Corpo de Bombeiros,… pic.twitter.com/xtE4zsPydH
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) August 23, 2024
O Centro-Sul do Brasil está sob uma frente fria que aumentou a força dos ventos e deve fazer as temperaturas caírem no final de semana.
De acordo com orientações do Corpo de Bombeiros, deve-se ter atenção à previsão do tempo antes de fazer algo no mar. Além disso, a corporação orienta que as pessoas avisem alguém sobre a ida à praia e a entrada ao mar. O uso de coletes salva-vidas, principalmente para quem não sabe nadar, também é indispensável.