Os usuários da Apple foram aconselhados a atualizar imediatamente seus iPhones, iPads e Macs para se proteger contra algumas vulnerabilidades de segurança, que permitem que invasores assumam o controle total de seus dispositivos. Nesta quarta-feira (17), a gigante de tecnologia liberou a correção do sistema.
“A Apple está ciente de um relatório que indica que este problema pode ter sido explorado ativamente”, afirma. De acordo com a descrição técnica, um hacker poderia aproveitar a brecha e ter acesso a todos os dados e capacidades dos aparelhos.
A empresa não divulgou como percebeu a falha, no entanto, sugeriu que os proprietários dos dispositivos afetados não perdessem tempo e atualizassem os sistemas. Quem deve ficar atento com isso? Donos de iPhone 6S e modelos posteriores; vários modelos do iPad a partir da 5ª geração, incluindo todos os iPads Pro e o iPad Air 2; e computadores Mac com MacOS Monterey. O bug também afeta alguns iPods.
A organização com sede no Vale do Silício costumava se gabar de que seus produtos não ficavam reféns de vírus, ao contrário dos sistemas Windows. Mas, com o crescimento da marca, com quase dois bilhões de aparelhos ativos, a marca também tem sido alvo de invasores digitais.
A boa notícia é que o problema pode ser resolvido de maneira bem fácil. Nos iPhones e iPads, é recomendado que a pessoa faça backup usando o iCloud ou o próprio computador. Depois, basta acessar Ajustes > Geral e tocar em “Atualização de Software”. Já nos Macs, é preciso selecionar “Preferências do Sistema” no menu Apple no canto da tela e clicar em “Atualização de Software”.