Chefe Viral Steak Tartare

Chef viraliza com reação hilária após cliente devolver prato por motivo bizarro: “Primeira vez em 28 anos”; assista!

Pense numa cara de dúvida! Nesta semana, o chef Dominick Purnomo viralizou na web por uma situação hilária. Ele compartilhou sua reação de choque depois que um cliente devolveu um prato por um motivo bem inusitado. Mas qual foi a razão da devolução? A comida estava crua… O problema é que o prato realmente é servido cru. Vixe!

O consumidor havia pedido um steak tartare. O “x” da questão é que o prato, literalmente, pode ser traduzido por algo como “bife cru”. A refeição é composta pela carne crua com cebolas e temperos, coberta por gema de ovo crua. A reclamação incomum, é claro, pegou o chef de surpresa. “Quando eles devolvem um steak tartare porque está cru”, escreveu ele em seu post, mostrando que teve de cozinhar os alimentos. No TikTok, o vídeo já passou de 8 milhões de visualizações.

Liuda Brogiene Ftcjd8nzao0 Unsplash (1)
O steak tartare é, justamente, carne crua picada e misturada com condimentos, servida com uma gema de ovo também crua. (Foto: Liuda Brogiene on Unsplash)

Continua depois da Publicidade

Em entrevista ao jornal Times Union, Purnomo assumiu que nunca pensou que isso gerasse dúvidas. “Nunca me ocorreria de dizer no cardápio que o steak tartare é cru. Essa é a definição”, afirmou ele. “E, pessoalmente, se o atendente me falasse: ‘Ah, aliás, você sabe que o tartare é cru’, eu sentiria que ele estava me insultando”, acrescentou. Assista ao vídeo abaixo:

@dominickpurnomo♬ original sound – dominickpurnomo

A situação deixou muita gente em dúvida na web. Assim como o chef, foram vários os que acharam graça da situação. “Não é diferente de devolver um purê de batatas porque as batatas estão amassadas”, brincou um tiktoker. “Deus me livre, minha comida veio exatamente como eu pedi”, divertiu-se um jovem. Outro perfil alertou: “Tartare significa bife cru, vocês deveriam pesquisar antes de pedir comidas novas que nunca provaram antes”.

Continua depois da Publicidade

Por outro lado, houve os que entenderam que muitas pessoas só não tinham ideia disso. “Pera aí, a equipe deveria ter explicado isso quando o cliente fez o pedido. Eles erraram, não o consumidor. Treinem sua equipe melhor”, afirmou um usuário da rede. “Aquele momento em que o garçom reclama de não receber gorjeta, mas poderia facilmente mencionar ao cliente de que a comida era crua… O cliente está certo”, afirmou outro. “Muito classismo aqui, tá tudo bem algumas pessoas não saberem que tartare significa cru, eu sei que vocês são muito mais ‘cool’ por saberem isso, mas peguem leve com a gente”, pontuou uma terceira conta.

Mas, no fim, vários internautas insistiram na tecla de que era preciso pesquisar sobre essas coisas. “Pra todo mundo que está dizendo que é culpa do restaurante, se você não sabe o que um prato específico é, então não o peça ou pergunte antes de fazer o pedido”, argumentou uma tiktoker. “Vocês estão jogando a palavra ‘classista’ por aí muito superficialmente. Tartare nem é um jantar fino, e não é o trabalho do garçom falar o que é o prato, a menos que você pergunte”, pontuou outra. Veja só:

Chef Viral Steak Tartare
A confusão sobre o steak tartare dividiu muitas opiniões na web. (Fotos: Reprodução/TikTok)

De acordo com Dominick, em décadas no ramo, isso nunca havia lhe acontecido. “Essa foi a primeira vez com um tartare, em 28 anos de negócio”, afirmou. O chef ainda contou como foi sua reação ao pedido, para além do vídeo. “O garçom disse: ‘Ela quer saber se você pode selar isso na panela?’. Eu disse: ‘Sim, eu posso selar isso'”, recordou. Se o incidente fez com que ele mudasse de ideia e deixasse claro que o steak tartare é servido cru? Não. Mas Purnomo já definiu a maneira para lidar com isso: “Nós teremos o maior prazer em prepará-lo na panela novamente, caso alguém queira provar”.