A grife Balenciaga está no centro de uma grande controvérsia. Uma campanha de fim de ano da marca viralizou nesta semana. O ensaio trazia crianças usando peças da empresa, enquanto seguravam ursinhos de pelúcia customizados com roupas de fetiche. Diante de uma série de críticas, a grife quebrou o silêncio nesta terça-feira (22) e tentou se retratar sobre o caso.
A campanha foi divulgada no site da Balenciaga, visando promover a diversidade de presentes disponíveis para este fim de ano. Contudo, o que chamou atenção foram as bolsinhas de ursinhos nas mãos das crianças. Foi possível ver as pelúcias usando roupas tradicionais de práticas sexuais de BDSM, especialmente bondage (amarração), incluindo tops de arrastão, harness de couro no peito, colares de cadeado e contenções de tornozelo/punho.
Outro detalhe polêmico também não passou despercebido. Em uma das fotos, uma bolsa de mão da grife aparecia próxima de uma série de documentos espalhados. Acontece que aqueles não eram simples documentos… Segundo a revista Paper, olhares mais atentos notaram que os papéis pareciam se tratar de um caso da Suprema Corte dos Estados Unidos, que julgava um homem chamado Michael Williams. O réu em questão havia postado mensagens oferecendo a troca de materiais de pornografia infantil, que exibiam crianças sendo vítimas de abusos sexuais.
As fotos foram produzidas por um fotógrafo da National Geographic, Gabriele Galimberti. O italiano é conhecido por sua série de fotos “Toy Stories”, na qual retratou crianças ao redor do mundo e seus brinquedos. As bolsas de ursinho de pelúcia, por sua vez, surgiram pela primeira vez no desfile de outubro da Balenciaga. Na ocasião, o evento de moda contou com modelos que usavam maquiagens reproduzindo sérios ferimentos.
Queixas
As fotos e o ensaio controverso logo implicaram numa série de críticas nas redes sociais. “A marca Balenciaga acabou de fazer um… interessante… ensaio de fotos para seus novos produtos recentemente, o que incluiu documentos judiciais muito mal escondidos propositalmente sobre ‘pornografia infantil virtual'”, detonou um perfil no Twitter.
the brand "Balenciaga" just did a uh….. interesting… photoshoot for their new products recently which included a very purposely poorly hidden court document about 'virtual child porn'
normal stuff pic.twitter.com/zjMN5WhZ0s
— shoe (@shoe0nhead) November 21, 2022
Os documentos exibidos no ensaio também foram alvo de muita revolta. “Isso é muito doentio para se tuitar. Mas aqueles com olhos de águia conseguem ler isso. Não apenas a Balenciaga acabou de soltar fotos de crianças segurando ursinhos com bondage e sadomasoquismo, eles têm uma foto no site com um documento embaixo de uma bolsinha que faz referência a um caso judicial para defender abuso de crianças”, disse Oli London.
This is too SICK to tweet about. But those with eagle eyes can read this.
Not only has Balenciaga just released photos of kids holding Teddy Bears with Bondage & S&M, they have a photo on their site with a document under a handbag referencing a court case to defend Child Abuse! pic.twitter.com/OKY4gclpcl
— Oli London (@OliLondonTV) November 21, 2022
“A Balenciaga sobe isso como parte de sua campanha publicitária. Até aí tudo bem, não? Mas se dá um zoom, dá pra ver que a sentença que está no chão é a página 11 do caso Ashcroft x Coalização de Liberdade de Expressão (2002). E por que isso nos importa? Porque nesse caso, dentre as muitas coisas que disseram, se assinalou que ‘pornografia infantil simulada é liberdade de expressão protegida’. Agora, a Balenciaga também sobe isso [fotos com crianças]. Me deu até dor de estômago”, observou Melissa Ayala.
Balenciaga sube esto como parte de su campaña publicitaria. Hasta ahí todo bien no? Pero si una le hace zoom se puede ver que la sentencia que está en el piso es la pg 11 de Ashcroft v. Free Speech Coalition(2002). Y por qué esto nos importa? Pues porque en este caso pic.twitter.com/X8mm0o5tIJ
— Melissa AG (@melissaayala92) November 21, 2022
Alguns mencionaram a recente saída da grife do Twitter. “Pensei que as pessoas estavam zoando, mas não. É real. Talvez seja por isso que a Balenciaga saiu do Twitter. Eles não querem ser responsabilizados. Sim, essas são crianças segurando ursinhos vestidos em roupas de bondage”, revoltou-se outra conta.
I thought people were trolling, but nope. It’s real. Maybe this is why Balenciaga left Twitter. They don’t want to be held accountable. Yes, these are children holding teddy bears dressed in bondage outfits. pic.twitter.com/zBlACUiZjo
— Sav! (@thisissavvy1) November 21, 2022
Houve também os que questionaram quais seriam as intenções da empresa com isso. “Por que uma empresa de moda multimilionária como a Balenciaga faria anúncios para a sua ‘linha de objetos’ usando crianças segurando ursinhos de pelúcia com fantasias de bondage? Por que eles colocariam uma cópia de um documento judicial sobre pornografia infantil no anúncio? Em quem eles estão mirando e o que eles estão promovendo?”, indagou outra página na rede social.
Why would a multi-million-dollar fashion company like Balenciaga run ads for their "Object Line" using children holding teddy bears in bondage costumes? Why would they place a copy of a court document on child pornography in the ad?
Who are targeting and what are they promoting?
— Just.A.Thought 💭 (@e_galv) November 21, 2022
Balenciaga se manifesta
Em meio à polêmica, a Balenciaga se pronunciou sobre o assunto na tarde de hoje. A empresa informou que todas as peças publicitárias em questão já foram retiradas do ar. “Nós pedimos sinceras desculpas por qualquer ofensa que a nossa campanha de fim de ano possa ter causado”, iniciou o texto. “Nossas bolsas de ursinho de pelúcia não deveriam ter sido exibidas com crianças nessa campanha. Nós imediatamente removemos a campanha de todas as plataformas”, continuou a nota, divulgada nos Stories do Instagram.
A marca também comentou a inserção de documentos judiciais no meio da campanha com as crianças. “Nós pedimos desculpas por mostrar documentos perturbadores na nossa campanha. Nós levamos esse assunto muito a sério e estamos tomando ações legais contra as partes responsáveis por criar o set e incluir itens não aprovados para o ensaio fotográfico da nossa campanha primavera 23. Nós condenamos vigorosamente o abuso de crianças de qualquer forma. Nós defendemos a segurança e o bem-estar das crianças”, concluiu a Balenciaga.