Rei Charles III quebra protocolo e fala sobre tratamento de câncer em discurso de Natal; assista

Monarca faz discurso em hospital, agradecendo aos médicos pelo apoio durante tratamento de câncer

O rei Charles III quebrou o protocolo ao fazer seu discurso de Natal de um modo incomum. Ao invés de falar de seu tradicional palco no Palácio, o monarca escolheu o cenário da capela de um antigo hospital, em um tributo aos profissionais de saúde.

Durante a mensagem, transmitida nesta quarta-feira (25), ele agradeceu aos médicos e enfermeiros que cuidaram dele e de sua nora, a princesa Kate Middleton, durante seus tratamentos médicos, e também comentou sobre a violência anti-imigração que tomou conta do Reino Unido.

O rei destacou o apoio que ele e sua família receberam durante o ano, devido aos desafios impostos pela saúde. “Agradeço de coração e de forma especial aos médicos e enfermeiros que, este ano, apoiaram a mim e a outros membros da minha família durante as incertezas e ansiedades dessa doença, e ajudaram a fornecer a força, o cuidado e o conforto de que precisávamos”, disse.

O gesto de escolher um hospital para o discurso reforçou a importância do Serviço Nacional de Saúde para os britânicos.

Monarca faz pronunciamento em antigo hospital. (Foto: Getty)

O monarca, diagnosticado com câncer em fevereiro, também mencionou o tratamento de Kate Middleton, esposa do príncipe William, que passou por quimioterapia preventiva. A princesa finalizou o tratamento em setembro deste ano.

Continua depois da Publicidade

O governante também comentou sobre a onda de violência contra imigrantes no Reino Unido, e relembrou os tumultos após o assassinato de três meninas no evento de Taylor Swift, em julho. Ele elogiou a resposta das comunidades, que se uniram para reparar tanto os danos materiais quanto as relações sociais. “Senti um profundo orgulho aqui no Reino Unido quando, em resposta à raiva e à ilegalidade, as comunidades se uniram não para repetir esses comportamentos, mas para reparar”, afirmou.

A família real britânica participa do culto da manhã de Natal. (Foto: Getty)

O discurso também fez referência aos conflitos mundiais em andamento: “Neste dia de Natal, não podemos deixar de pensar naqueles para quem os efeitos devastadores do conflito no Oriente Médio , na Europa Central, na África e em outros lugares representam uma ameaça diária à vida e aos meios de subsistência de tantas pessoas”.

Na manhã desta quarta-feira, o rei participou da tradicional missa de Natal em Sandringham, local que costuma passar as férias de inverno. Ao lado da rainha Camilla, do príncipe William, da princesa Kate e de outros membros da família real, ele marcou presença em um evento religioso que reúne a realeza anualmente.

Assista à íntegra:

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques