Bem amigos da Rede Gloss, a ‘Copa do Mundo 2018’ está prestes a dar adeus e nós já estamos cheios de saudades. Foram muitos jogos dignos de cinema, vários gols de perder o fôlego e memes inesquecíveis. Já queremos um boneco do canarinho pistola para chamar de nosso, já queremos o torcedor russo ganhando nacionalidade brasileira e, principalmente, queremos que a Copa emende com o Carnaval, pois não há comemorações melhores.
Enquanto nossos sonhos não se tornam realidades, hoje (15), às 12h, França e Croácia se enfrentam para decidir quem será a grande vencedora do torneio. E nós separamos algumas curiosidades das seleções para vocês comentarem na hora do jogo e mostrarem para a família, amigos e crush que estão por dentro da competição. E aí, já decidiram para quem vão torcer? Contem para a gente!
Vinte anos sem vitória
A seleção francesa não participa de uma final há 20 anos. A última vez que os franceses puderam viver a experiência de torcer em uma final de Copa do Mundo foi em 1998, no próprio país. A final daquele ano ocorreu justamente contra o Brasil e os franceses levaram a melhor.
Além disso, um outro trauma que a seleção precisa superar é a derrota para Portugal na final da Eurocopa de 2016. Depois de uma boa campanha durante a competição, a França perdeu para os portugueses por mísero 1×0.
Caloura
Coincidentemente, na Copa de 98, na França, foi a primeira vez que a seleção da Croácia participou de um torneio mundial de futebol. O país, que só declarou independência em 1991, teve com a atual rival, sua primeira lembrança de Copa do Mundo. Logo na primeira, a Croácia já fez uma excelente campanha e só perdeu para a dona da casa nas semifinais. Os croatas, no entanto, venceram a Holanda por 2×1 e conquistaram o terceiro lugar.
Além disso, a Croácia é uma grata surpresa a quem aprecia futebol, já que a seleção vem se mostrando consistente e com bons resultados dentro de campo. Não à toa ela conseguiu derrotar grandes equipes, como Inglaterra e Rússia durante o torneio. A caloura em finais já mostrou que tem fôlego de veterana e não vai facilitar o jogo para os franceses.
Ambas invictas
Croácia e França não perderam sequer um jogo durante a Copa do Mundo de 2018. Na fase de classificação de grupos, os franceses derrotaram a Austrália e o Peru, e empataram com a Dinamarca. Na fase mata-mata, a Seleção de Mpappé venceu a Argentina, Uruguai e a Bélgica.
Já os croatas não ouviram as palavras “derrota” e “empate” durante a competição, vencendo todas as partidas que lhes foram impostas. Nigéria, Argentina e Islândia perderam para eles na fase de grupos e Dinamarca, Rússia e Inglaterra foram derrotadas no mata-mata.
Uma partida a mais
Com um futebol impecável, a Croácia já deixou para trás o apelido de “grande zebra da Copa”, para se tornar uma das favoritas ao título. E, se contar com a disposição dos jogadores, a taça já está na mão deles. Isso porque os croatas tem um jogo inteiro a mais que a França. Como isso é possível? Nos jogos contra Dinamarca, Rússia e Inglaterra, os croatas decidiram as duas primeiras partidas nos pênaltis e a última na prorrogação. Se somarmos todos os minutos extras de prorrogação, equivale a uma partida inteirinha jogada. Haja fôlego.
Terceira final
Além daquela decisão nos pênaltis que deixou todos os brasileiros tristes em 1998, a França já participou da final na Copa de 2006, contra a Itália (quem lembra da cabeçada do Zidane?) e agora, em 2018, contra a Croácia. É como dizem, três vezes tem que pedir música.
* Veja também: Os crushes da Copa do Mundo 2018!
Mulheres presentes
Uma cena que vem chamando atenção de quem está acompanhando o jogo dos croatas é a chefe de Estado Kolinda Grabar-Kitarovic, de 50 anos. Apaixonada por futebol, ela já é “presidente-torcedora número 1”, por acompanhar todos os jogos de sua seleção. Além dela, outra girl boss também se destacou. Apelidada de “Tia Iva”, Iva Olivari é a ÚNICA, isso mesmo, única mulher com lugar na comissão técnica entre todas as seleções que participam do torneio. Ela, no caso, é coordenadora técnica da seleção da Croácia.
Encerramento
As cerimônias de abertura e encerramento de uma Copa são um show à parte. Marcado para começar 30 minutos antes da partida decisiva, o encerramento da ‘Copa do Mundo Rússia 2018’ contará com a participação do cantor de reggaeton Nicky Jam, o astro norte-americano Will Smith e a cantora pop albanesa Era Strefi. Juntos, eles apresentarão a canção oficial da FIFA para o torneio, “Live It Up” e esperamos que, desta vez, não haja nenhum sinal obsceno aos espectadores…
É, amigos, foi bom enquanto durou. Mas, como dizem, daqui a 4 anos temos outra e, com ela, novos jogos…e memes.