Emocionante! Norte-americana recruta 100 pessoas para realizar último sonho de velhinha desconhecida, que morreu antes de ver projeto inusitado ganhar vida; vem ver!

A união faz a força! Esse é o melhor ditado para descrever a história da norte-americana Shannon Downey. Em sua conta pessoal no Twitter, a mulher contou os detalhes de como conseguiu reunir 100 pessoas desconhecidas espalhadas pelo Canadá e Estados Unidos para produzir um quadro bordado. Se o feito já não fosse inusitado o suficiente por si só, a peça era, na verdade, uma homenagem para uma senhora falecida, que tinha como um dos seus últimos sonhos poder costurar o projeto.

Shannon explicou na rede social que é uma grande fã de trabalhos artesanais e tem o hábito de frequentar as tradicionais “vendas de garagem”, onde pessoas encontram novos donos para itens pessoais, geralmente de pessoas que já morreram. E é nesses eventos que ela acaba encontrando bordados incompletos. “Sempre que encontro um projeto de bordado inacabado, compro-o e termino porque não há como uma alma descansar com um projeto inacabado deixado para trás”, explicou.

Continua depois da Publicidade

E foi com esse pensamento que o quadro tão especial ganhou vida. Em uma dessas vendas, Shannon encontrou uma caixa repleta de bordados e materiais que, claramente, seriam usados para um projeto grande. “Bem, ontem, o destino me levou a Mount Prospect, Illinois, para a casa de Rita Smith. Rita era claramente uma costureira impressionante, apaixonada pelos EUA e pelas flores do estado. Ela tinha 99 anos quando morreu, de acordo com minha pesquisa online”, contou.

Mexendo nas coisas, Shannon encontrou um livro e descobriu que Rita tinha um plano para todo aquele material. Além de bordar o mapa do país, ela iria costurar a flor que representava cada um dos 50 estados. “Bem, passei pela caixa e Rita tinha preparado e cortado todos os quadrados e começou a transferir os desenhos para os quadrados. Ela começou a costurar Nova Jersey”, relembrou. Pensando que nenhum projeto poderia permanecer sem a devida finalização, Downey comprou a caixa, mas ficou se perguntando como produziria tudo aquilo e ainda continuaria com suas responsabilidades diárias.

Continua depois da Publicidade

Em seu Instagram, ela fez um post explicando sua jornada e pediu por ajuda. “Se eu lhe enviasse um quadrado, você o costuraria e enviaria de volta para mim para depois eu juntar tudo em uma colcha de retalhos?”, perguntou. A resposta: Mais de mil pessoas se manifestaram com interesse em embarcar no projeto idealizado por Rita. Shannon recrutou 100 pessoas ao todo, algumas para ficarem com as flores e outras os estados.

https://twitter.com/ShannonDowney/status/1187025981418160129

https://twitter.com/ShannonDowney/status/1187026048959111168

O grupo ficou tão empolgado que, além de colocar a mão na massa, acabou indo atrás de mais detalhes sobre a vida de Rita. Descobriram que ela era uma imigrante vinda do Canadá, foi enfermeira e até encontraram a foto dela na época do colegial. No Instagram, cada um dos participantes acabou dividindo seus processos individuais, costurando o que, na verdade, tinha se tornado uma grande rede conectada, graças a uma vontade de Rita.

Continua depois da Publicidade

Com a chegada do prazo final dado por Shannon, cada um dos costureiros enviou de volta sua parte, permitindo que o quadro finalmente ganhasse forma. Com a obra finalizada, a fada madrinha de Rita revelou que pretende doar o quadro para um museu como um exemplo sobre a união das pessoas e o lado positivo das redes sociais. “Os seres humanos são incríveis. Uma comunidade pode ser construída em qualquer lugar”, disse.

https://www.instagram.com/p/B4Cum7ljlMi/

https://www.instagram.com/p/B4BtnDXl4EB/

https://www.instagram.com/p/B345crVBxUl/

https://www.instagram.com/p/B3PuWzaFBGb/

https://www.instagram.com/p/B3vT0gZHLKy/