Vestido icônico de Jennifer Lopez vira caso de justiça nos EUA; entenda

O icônico vestido usado por Jennifer Lopez no ‘Grammy 2000’ está de volta às manchetes mais uma vez! É que nesta terça-feira (26), a Versace entrou com um processo na justiça dos EUA contra a marca de fast-fashion “Fashion Nova”, a acusando de copiar ‘descaradamente’ o design de sua autoria.

Esse é o original de Jennifer Lopez, exposto inclusive no museu do Grammy (Fotos: MediaPunch / BACKGRID/Getty)
Esse é o ‘impostor’, que vinha sendo vendido pela Fashion Nova na Internet, antes de esgotar os estoques (Foto: Reprodução)

O vestuário infrator da Fashion Nova é claramente um esforço deliberado em explorar a popularidade e o renome dos designs da Versace, e se aproveitar da valiosa reputação comercial da Versace, a fim de direcionar lucros e vendas para os bolsos da Fashion Nova“, escreveram os advogados da grife italiana, em ação movida no Tribunal Central da Califórnia. Os documentos protocolados ainda incluíam uma série de fotos comparativas, para provar que as cópias já vinham acontecendo com outras peças da marca.

Essa montagem anexada pela Versace no processo é a nova definição do meme ‘pode copiar, só não pode fazer igual’ (Foto: Reprodução)

 

De acordo com a Versace, ela já havia alertado a Fashion Nova em julho, através de uma notificação oficial. A empresa de fast-fashion, no entanto, não fez nada na época, e seguiu vendendo os produtos acusados de plágio normalmente, o que levou a grife a apelar à justiça. Com a ação, a Versace mira os lucros da Nova com as peças copiadas e exige a proibição da comercialização. Essa não é a primeira vez que a marca enfrenta acusações do tipo. A Fashion Nova já teria sido processada pelo menos em outras oito ocasiões por plágio, segundo o processo divulgado pelo TMZ.

O vestido usado por Jennifer Lopez em 23 fevereiro de 2000 fez tanto sucesso com seu decote profundo – que é apontado como o responsável pela criação do ‘Google Imagens’. Na época, os internautas se debruçaram em encontrar fotos do look ousadíssimo,  e o serviço de buscas teve o insight de fazer uma aba específica para fotos. Em setembro deste ano, Lopez reviveu o momento, enquanto desfilava para a Versace em Milão. Para comemorar os 20 anos desde a aparição com o look, a deusa surgiu com um vestido claramente inspirado no original e quebrou a Internet novamente. Dessa vez, entretanto, já estávamos devidamente preparados com ‘Google Imagens’, e de quebra, várias redes sociais!