Viúva Negra: Diretora revela que cena pós-créditos poderia ter sido muito diferente e mudado o futuro do MCU – assista

[ALERTA DE SPOILERS – O texto abaxio contém spoilers e detalhes sobre o mais novo filme da Marvel, “Viúva Negra”] Na última quinta-feira (8), fãs ao redor do mundo foram presenteados com um dos filmes mais aguardados do MCU (Marvel Cinematic Universe): “Viúva Negra”. O longa, é claro, não decepcionou. Além de apresentar novos personagens, ele finalmente deu aos fanáticos pela gigante dos quadrinhos o ponto final da história de Natasha Romanoff (Scarlett Johanson) e, de quebra, preparou o terreno para o que será a Fase 4 do universo cinematográfico da Marvel com uma cena pós-créditos.

Cena pós-créditos

A trama de “Viúva Negra” termina com Natasha (Johansson) viva, partindo para reunir os Vingadores novamente. No entanto, o filme só acaba realmente depois de uma cena pós-créditos que, segundo a diretora Cate Shortland, poderia ter sido bem diferente – o que mudaria completamente o futuro do MCU. Na cena, a jovem Yelena (Florence Pugh) aparece dirigindo uma caminhonete em um cenário bem tranquilo, no meio da natureza. Após estacionar e deixar o veículo, acompanhada por seu cachorro (que é pra lá de fofo, diga-se de passagem), a espiã se vê em um cemitério. Ela então caminha até um dos túmulos e, pelas palavras da lápide, “Filha, Irmã e Vingadora”, descobrimos que é a de Natasha.

Na cena pós-créditos, vemos o túmulo de Natasha Romanoff (Scarlett Johansson). (Foto: Reprodução / Marvel)

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O túmulo lembra ao público que os Vingadores são celebridades: ele está coberto de bichinhos de pelúcia, que Yelena reorganiza enquanto chora e assobia, como costumava fazer com a irmã quando criança. Este momento também nos mostra que a história teve um salto bem grande de tempo: de “Viúva Negra” (que aconteceu entre “Capitão América: Guerra Civil”, de 2016, e “Vingadores: Guerra do Infinito”, de 2018) para algum tempo após os eventos de “Vingadores: Ultimato”, de 2019, no qual Romanoff sacrificou sua vida para que os Vingadores pudessem adquirir a Joia da Alma em Vormir.

Enquanto presenciamos o luto da loira, uma mulher surge ao lado dela, assoando o nariz de forma bem inconveniente. Descobrimos então que se trata de Condessa Valentina Allegra de la Fontaine, também conhecida como Val – interpretada por Julia Louis-Dreyfus, que apareceu pela primeira vez em “Falcão e o Soldado Invernal“, série da Disney+. “Desculpe. Eu sou alérgica ao meio-oeste”, dispara ela, reforçando que Nat foi enterrada em Ohio, onde ela passou sua infância ao lado da irmã e dos “pais adotivos” nas cenas de abertura do filme.

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“Você não deveria estar me incomodando nas minhas férias, Valentina”, diz Yelena, sem paciência e visivelmente incomodada com a interrupção. “Incomodando? Não, não, não, não – só estou aqui prestando minha homenagem”, respondeu a condessa. “Sabe, vir aqui faz você parecer desesperada”, avalia a espiã.

A Condessa Valentina Allegra de la Fontaine, também conhecido como Val (Julia Louis-Dreyfus), convoca Yelena (Pugh) para uma missão. (Foto: Reprodução / Marvel)

Na sequência, a personagem de Dreyfus tira um tablet de sua bolsa. “Eu tenho seu próximo alvo – pensei em entregá-lo em mãos”, revela, antes de acrescentar: “Talvez você queira atirar no homem responsável pela morte de sua irmã”. Quando Yelena pega o objeto, vemos na tela a foto de Clint Barton, também conhecido como Hawkeye (Jeremy Renner). “Meio fofinho, você não acha?”, pergunta a condessa em tom de provocação. Assista:

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Final diferente

Apesar de ter sido emocionante e, com certeza, o ponto final perfeito para o enredo de Natasha, de acordo com Pugh, o conteúdo extra não fazia parte do filme. O trecho só foi gravado meses após o fim da produção original, que aconteceu de maio a setembro de 2019. OMG! O material extra foi concluído no início de 2020, antes que a pandemia COVID-19 tomasse conta do mundo.

Para a diretora, devido aos atrasos no lançamento do longa, a cena pós-crédito foi a melhor forma de honrar o sacrifício de Nat. “Eu sei a reação dos fãs à morte de Scarlett em ‘Ultimato’”, disse Shortland. “Ter Yelena visitando seu túmulo permitiu um lembrete final de como o impacto de Natasha foi duradouro na vida de sua irmã. O fato de termos conseguido ver aquele momento entre ela e a irmã, significa que para mim ela é eterna, sabe?”, revelou.

Yelena (Florence Pugh) lamenta a morte da irmã com o assovio que trocavam quando crianças. (Foto: Reprodução / Marvel)

O local em que esse cemitério foi localizado acabou sendo importante para alcançar esse objetivo e a ideia partiu da própria Viúva Negra. “Scarlett falou comigo sobre isso: sua personagem odiaria um funeral público”, disse Catherine. “Então, eu senti que o fato de ela estar enterrada em um lugar realmente privado, em algum lugar do interior, é perfeito”, acrescentou.

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Outro ponto importante foi o assovio de Yelena, já que a personagem de Pugh entoa o mesmo som que usava com a irmã quando criança e que Natasha sempre respondia. Na versão final, Shortland deixou o momento cheio de tensão por alguns segundos agonizantes, nos quais a loira – e o público – esperam para ver se, de alguma forma, Natasha conseguiria respondê-la. Ela não o faz e essa se torna a prova final de que a personagem está realmente morta. Mas nem sempre foi assim!

Na primeira versão, a diretora e os roteiristas consideraram adicionar uma resposta ao assovio de Yelena. “Eu ouvi aquele assovio também”, disse Shortland, referindo-se ao que seria a “resposta fantasma” de Natasha. “Eu acho que nós nunca chegamos a colocar uma resposta. Mas conversamos sobre isso”, concluiu. Com certeza a decisão foi correta, já que os corações dos Marvetes não aguentariam! Kkk

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Sucesso de bilheteria

Como o primeiro filme da Marvel a estrear nos cinemas desde o início da pandemia da Covid-19, “Viúva Negra” já está recebendo uma recepção calorosa dos fãs de MCU e quebrando os recordes de bilheteria. A aventura da Vingadora arrecadou poderosos US$39,5 milhões (cerca de R$205 milhões) somente na última sexta-feira (9) – a maior bilheteria em um único dia desde o início da crise do coronavírus.

Durante este fim de semana, seu primeiro nos cinemas, o longa está previsto para arrecadar US$87,8 milhões (cerca de R$452 milhões), o que bateria o recorde de US$70 milhões (cerca de R$363 milhões) estabelecido por “F9” – nono longa da franquia “Velozes e Furiosos”. Esse número, no entanto, pode disparar ainda mais com as reviews positivas.