Nesta semana, o homem mais alto do mundo se encontrou com a menor mulher do planeta. Sultan Kösen, de 41 anos, e Jyoti Amge, de 30, estiveram juntos em um evento do Livro dos Recordes, na Califórnia, nos Estados Unidos. Segundo a agência de notícias turca Anadolu, eles viajaram a convite de um produtor norte-americano.
Ambos estão no Guinness World Records desde 2011: o turco com 2,51 metros e a indiana com 62,8 centímetros. Em uma das imagens, é possível ver que a moça é um pouco maior do que o sapato de Kosen. Já em outra foto, ela aparece sorridente em seu colo. O turco é quatro vezes mais alto que Jyoti.
Confira as fotos:
Os dois já haviam se conhecido no Egito em 2018, em uma viagem a convite do Conselho Egípcio de Promoção do Turismo. O crescimento de Sultan é motivado por uma condição conhecida como “gigantismo pituitário” – resultado de um tumor que causa a produção excessiva do hormônio do crescimento.
O rapaz integra a lista dos 10 casos já confirmados de pessoas que mediram acima de 2,5 metros. Segundo ele, o crescimento desenfreado aconteceu após os 10 anos de idade.
Já Jyoti tem acondroplasia, uma forma de nanismo que ocorre devido a uma mutação genética – com estatura inferior a uma criança de 2 anos. Nas redes sociais, ela postou uma foto do encontro. “Sultan Kösen (nascido em 10 de dezembro de 1982) é um fazendeiro turco que detém o Recorde Mundial do Guinness para o homem vivo mais alto”, escreveu ela.