Um vídeo que mostrou os bastidores do naufrágio Costa Concordia viralizou no TikTok na última semana. Embora o acidente tenha acontecido em 2012, as cenas assustadoras deixaram os internautas surpresos, principalmente com a semelhança da situação com o filme “Titanic“.
No trecho divulgado pelo usuário Marcos Navigator, o homem narra a euforia da família ao entrar em um cruzeiro pela primeira vez. “Eu estava muito feliz, nunca tinha estado a bordo e, depois que eu assisti a ‘Titanic’, eu sempre quis viver a experiência de estar no mar”, detalhou o perfil, exibindo crianças brincando, apresentações musicais e jogos de cassino. O post já ultrapassou as 2,3 milhões de visualizações.
“Como é o meu primeiro cruzeiro, eu prometi para mim mesmo que iria filmar cada detalhe”, continuou o viajante. E foi exatamente o que ele fez. Durante o jantar no salão principal, a embarcação bateu em um aglomerado de rochas e o impacto fez com que os passageiros se desequilibrassem. A filmagem mostrou o momento exato em que o navio começou a inclinar e os objetos foram rolando pelos corredores. “O que eu não imaginava era que as minhas imagens seriam as últimas registradas a bordo”, apontou o homem.
“Meu Deus, só pensei no Titanic”, ele continuou. Segundo o depoimento, o capitão chegou a comunicar que houve uma batida, mas “não era nada demais”. “Fomos orientados a voltar para as nossas cabines, mas a energia do navio acabou e saímos de lá na mesma hora”, relembrou.
Depois de muito desespero, as pessoas foram encaminhadas para botes salva-vidas, mas nem todas conseguiram se salvar – 32 pessoas morreram na ocasião. Felizmente, não foi o caso do usuário que compartilhou o vídeo. Ao fim da gravação, ele afirmou ter chegado em terra firme com sua família após três tentativas frustradas de entrar na baleeira. Assista:
@x.marcosnavigator COSTA CONCIRDIA – FIZ MEU PRIMEIRO CRUZEIRO E O NAVIO AFUNDOU🤡 . . . . . #naufragio #naviodecruzeiro #titanic #costaconcordia ♬ Larice – Ao vivo – X-MarcosNavigator
Nos comentários, muitos seguidores também relembraram a tragédia do Titanic, exatamente 100 anos antes. Em 1912, o navio afundou no oceano Atlântico após bater em um iceberg. 1500 pessoas morreram. “Experiência Titanic ultrarrealista”, comentou um perfil. “Se fosse eu, ia cantar como os músicos”, sugeriu outra pessoa, fazendo referência à cena do filme de James Cameron, na qual os artistas continuam tocando seus instrumentos enquanto o navio afunda.
Um terceiro ainda criticou o capitão do Costa Concordia, Francesco Schettino, que foi um dos primeiros a abandonar a embarcação depois da manobra malsucedida. “O capitão em terra firme bem de boa”, disse o usuário. Em fevereiro de 2015, o comandante acabou sendo condenado a 16 anos de prisão por homicídio, abandono do navio e naufrágio. Ele cumpre pena no centro de detenção de Rebibbia, em Roma.