Hugo Gloss

Jovem britânico sofre acidente, fica em coma por dez meses e acorda sem saber da pandemia; saiba detalhes

Inacreditável! Em relato divulgado na tarde de ontem (02) pelo jornal britânico The Guardian, a internet conheceu a história do inglês Joseph Flavill, um adolescente que despertou de um coma sem saber nada sobre o a pandemia do novo coronavírus.

Tudo começou quando Flavill foi atropelado por um carro em 1º março de 2020. Na época, a doença ainda não havia sido classificada como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O Reino Unido só entraria em lockdown pela primeira vez três semanas após o acidente, o que significa que o jovem, de apenas 19 anos, não tem qualquer ideia do caos que se assolou o mundo enquanto estava desacordado.

Joseph Flavill passou dez meses em coma e acordou sem saber da pandemia. (Foto: Reprodução/The Guardian)

O coma de dez meses foi causado por uma lesão cerebral traumática, mas, felizmente, Flavill está lentamente começando a se recuperar e começou a responder aos estímulos. Apesar disso, o jovem ainda não sabe sobre a pandemia ou a gravidade do vírus. Sua tia, Sally Flavill Smith, disse ao Guardian: “Ele não sabe nada sobre a pandemia porque está dormindo há 10 meses. Sua consciência está começando a melhorar agora, mas simplesmente não sabemos o que ele sabe.”

Segundo Sally, seu medo é não saber como explicar os acontecimentos do último ano para o sobrinho. “Eu simplesmente não sei por onde começar. Um ano atrás, se alguém tivesse me contado o que iria acontecer no ano passado, eu não acho que teria acreditado. Não tenho ideia de como Joseph vai entender o que todos nós passamos”, revelou ela. O veículo ainda afirmou que a família teria tentando explicar o acontecido por chamada de vídeo com o adolescente, já que não podem estar com ele pessoalmente devido às restrições do coronavírus. Apesar disso, eles não o informaram sobre a escala da pandemia.

“Quando ele estiver acordado em seu quarto, ele não terá a menor ideia de por que está lá. Falamos sobre isso por telefone e tentamos alertá-lo de que realmente queremos estar ali segurando suas mãos, mas simplesmente não podemos fazer isso [por causa de Covid]”, disse Sally. A decisão foi tomada pelos familiares para evitar que Joseph se sinta ainda mais confuso. “Tentamos mantê-lo [o relato] o mais simples possível, não temos realmente tempo para entrar na enorme pandemia — simplesmente não parece real, não é? Quando ele realmente puder ter um contato cara a cara, essa será a oportunidade de realmente tentar explicar a ele o que aconteceu”, insistiu a tia.

A parte mais surpreendente do caso é que, segundo a reportagem, Joseph testou positivo para o novo coronavírus duas vezes enquanto estava no hospital. “Ele pegou Covid duas vezes durante sua recuperação do acidente, mas se recuperou em ambas as ocasiões”, revelou Sally. Imagina ter contraído Covid-19 duas vezes e sequer saber?

De acordo com o jornal, o adolescente foi tratado no hospital Leicester General e agora transferido para o centro de atendimento Adderley Green em Stoke-on-Trent para continuar sua recuperação. Ainda segundo a publicação, o jovem começou a mover seus membros quando solicitado e consegue se comunicar com a família e amigos piscando e sorrindo.

A tia também revelou que os primeiros sorrisos do sobrinho após dez meses em coma levaram a família às lágrimas e que, ao longo da últimas semanas, Joseph tem conseguido seguir comandos como tocar a orelha esquerda e direita, mover ambas as pernas e responder sim e não piscando. “Ainda temos uma longa jornada pela frente, mas os passos que ele deu nas últimas três semanas foram absolutamente incríveis”, finalizou Sally.

Sair da versão mobile