Jovem viraliza ao revelar que ficou cega de um olho pelo mau uso de lentes de contato; assista

Hábitos da menina fizeram com que a córnea fosse contaminada pela acanthamoeba (AK)

Uma jovem viralizou nas redes sociais ao revelar como ficou cega de um olho por conta do uso indevido de lentes de contato. Os vídeos de Lara Brandão Tironi alcançaram mais de 10 milhões de visualizações e ela explicou que tudo ocorreu por causa de um “parasita que devora córneas” chamado acanthamoeba (AK).

Na primeira publicação, Lara compartilhou fotos do antes e depois do uso das lentes. Ela escreveu: “Avaliando coisas que minhas lentes de contato de miopia fizeram por mim: Remover meu visual nerd esquisito porque não precisava mais dos óculos. Me deixar cega de um olho”. Veja, clicando aqui.

Com a repercussão, a jovem voltou às redes sociais para detalhar o que tinha acontecido. Segundo ela, seus hábitos fizeram com que a córnea fosse contaminada pela ameba. “Foi sim o uso indevido das lentes de contato. Foi culpa minha, totalmente minha. Foi irresponsabilidade. Eu tinha o costume de ficar coçando o olho, isso me causou uma laceração na córnea e também tomava banho usando as lentes”, relembrou.

Ela fez questão de ressaltar que comprou as lentes em uma ótica, após a recomendação médica, mas não cumpriu com as formas corretas de higiene. “Se você quer usar lente, ouça o que o médico indicar e siga à risca o que ele diz. Se você acha que não vai conseguir, que não é uma pessoa higiênica, não use lente de contato”, alertou.

Veja o depoimento na íntegra:

@tiron1_

Respondendo a @yasmin. demorei 5hrs pra gravar e ainda ficou horrível nao sou uma boa blogueira me perdoe 👍

♬ som original – Lara Brandão Tironi

De acordo com a revista científica Science Direct, a ceratite por acanthamoeba (AK) é um tipo de infecção da córnea causada por um parasita protozoário, e é comumente encontrada em usuários de lentes de contato que foram expostos a água em torneira, rios, piscinas ou banheiras, e não esterilizaram adequadamente os acessórios. Um estudo de pesquisadores da University College de Londres concluiu que lentes reutilizáveis aumentam em 3,8 vezes a chance da doença em comparação com o uso de lentes descartáveis diárias.

Continua depois da Publicidade

Para os estudiosos, o uso de lentes de contato à noite ainda pode elevar o risco em 3,9 vezes, enquanto, a permanência das lentes no banho podem agravar a situação em 3,3 vezes. Eles acreditam que de 30% a 62% dos casos são evitáveis, principalmente se as pessoas trocarem lentes reutilizáveis pelas descartáveis.

Entre os cuidados recomendados pelos médicos está lavar as mãos antes de manusear as lentes, higieniza-las antes e depois do uso, utilizar soluções higienizadoras específicas, fazer a higiene dos estojos todos os dias e trocá-lo mensalmente e respeitar o prazo do fabricante para as lentes descartáveis. Além disso é importante não esfregar as mãos nos olhos, dormir ou se banhar usando lentes de contato.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques