A norte-americana Cait Corrain, autora do livro “Crown of Starlight”, foi descoberta após criar perfis falsos no site “Goodreads” e fazer avaliações negativas de obras de autores concorrentes. Os leitores do site desconfiaram quando perceberam que havia muitas críticas negativas de obras ainda não lançadas e da mesma temática do livro de Cait.
De acordo com informações do g1, após ser confrontada, a escritora assumiu a ação e disse: “Eu me culpo mais do que vocês jamais poderão imaginar. Não há nada que eu possa dizer que apague o que eu fiz com vocês”.
Nesta terça-feira (12), Cait divulgou uma carta aberta em seu perfil do X, desculpando-se e admitindo que criou oito perfis falsos, entre 2022 e novembro de 2023, para melhorar a avaliação do próprio livro. Ela também assumiu que fez avaliações negativas de autores estreantes, incluindo de outros profissionais da mesma editora que ela, a Del Rey, do grupo Penguin. Segundo a própria autora, os comentários “variaram entre maldosos a abusivos”. Veja na íntegra:
A sincere apology. I know this is long, but that’s because I’m trying to own and openly address every aspect of what I did. pic.twitter.com/MEtyDLCkDw
— Cait (@CaitCorrain) December 12, 2023
Em outro trecho da publicação, Cait disse estar lutando desde 2022 contra depressão severa, alcoolismo e abuso de substâncias, e, ao trocar de medicamentos, teve um colapso mental. A escritora justificou dizendo que teve um desequilíbrio e uma crise momentânea, mas assumiu a responsabilidade “pela dor e o sofrimento que causou”. Ela ainda acrescentou: “Fiquei alguns dias fora das redes sociais para me sentir mais sóbria e ser completamente honesta com vocês e comigo mesma“.
O The New York Times relatou que, em um comunicado divulgado nesta terça-feira, um representante do Goodreads disse que a empresa segue claramente as diretrizes da comunidade e remove comentários e contas que violam essas regras. A empresa também confirmou que as avaliações criadas pela escritora foram removidas.
Após a repercussão do caso, a autora perdeu a parceria com a agente literária Rebecca Podos, que acompanhava sua carreira. Além disso, a empresa responsável pela publicação do livro de Corrain, que tinha estreia prevista para maio de 2024, cancelou o lançamento.