Anja Christoffersen, modelo australiana de 25 anos, compartilhou nas redes sociais um desabafo sobre sua vida com uma condição genética rara. A jovem nasceu duas vaginas e sem o ânus.
Ela contou que nasceu com as três saídas do corpo (vagina, ânus e uretra) direcionadas para uma única abertura. Essa é a primeira formação do feto, mas ela desaparece, na maioria das vezes, ainda nas primeiras semanas de gestação. O ânus não tinha a abertura completa e a vagina estava dividida em dois canais, em uma condição conhecida como útero didelfo.
Além disso, Anja nasceu com um problema no esôfago, impedindo que a comida ingerida chegue até o seu estômago. Ela contou que também possui uma conexão anormal entre a traqueia e o esôfago, o que fazia com que os alimentos ingeridos fossem para os pulmões.
A modelo relatou que, durante a vida, já passou por 25 procedimentos cirúrgicos. Em um depoimento publicado no TikTok, ela detalhou como vive com a condição e os problemas de saúde ao longo dos anos. Sua primeira cirurgia foi realizada 5 horas após o parto, quando eles criaram aberturas no corpo para permitir a passagem de fezes e da urina (colostomia e vesicostomia) e a traqueia foi reparada. Quando ela completou sete meses de idade, os médicos operaram a pélvis fazendo uma ampla cirurgia plástica para adequar a estrutura anatômica da região.
Desde então, Anja passou por muitas cirurgias adicionais para reparar complicações dos primeiros procedimentos. Uma das últimas foi para tirar tecido cicatricial do intestino que estava impedindo o órgão de funcionar. “Tive muitas consequências destes procedimentos ao longo da minha vida. É louco como as pessoas podem nascer sem um monte de coisas em seus corpos”, afirmou no vídeo.
Um dos principais desafios para ela, desde a infância, é a incontinência urinária e intestinal. Como ela não possui músculos naturais na uretra ou no ânus, tem dificuldade para manter o controle ao sentir necessidades fisiológicas. “Quando eu era mais jovem, entrava e saía do hospital com infecções no peito e urinárias, constipação crônica porque não tinha contrações intestinais naturais, além de exames médicos, tratamentos e cirurgias”, disse.
Atualmente, a modelo se dedica a difundir o que é a condição em suas redes sociais. Anja também criou uma série de produtos voltados para pessoas jovens com incontinências. “Uma reação instintiva seria ficar envergonhada, mas como podemos ficar com as coisas que não podemos mudar? Em última análise, nasci diferente de muitas outras pessoas… e há muito valor em aumentar a conscientização e ter conversas para reduzir o estigma, pois isso provoca mudanças tangíveis na vida das pessoas e na forma como os sistemas médicos e sociais funcionam para nos apoiar. É claro que não adoro isso, agora parece que o mundo inteiro sabe disso sobre mim. Mas também sei que é importante. Até para que uma pessoa saiba que não está sozinha. Isso é valioso”, afirmou ela. Assista ao relato:
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques@anjachristoffersen What’s the strangest thing that you were born without? I’ll start… #rarediseaseawareness #disability #vacterl #fyp ♬ The Journey – Sol Rising