Gasparzinho, é você? Se for, pode mandar um sinal! Kkkk Um mistério tem assombrado a internet… Donos de veículos da marca Tesla, que pertence a Elon Musk, relataram experiências inusitadas ao passarem próximo a cemitérios. Alguns vídeos começaram a ser publicados nas redes sociais, nos quais o sensor anticolisão do automóvel, conhecido por detectar pedestres, indica a presença de fantasmas no local.
A situação é tão comum com os carros da Tesla que os registros viralizaram e acabaram virando trend no TikTok. Um deles já conta com mais de sete milhões de visualizações e 400 mil curtidas. Apesar disso, os relatos são feitos desde 2022, principalmente em regiões consideradas “assombradas” – como nos arredores de uma das casas investigadas pelo casal Ed e Lorraine Warren, de “Invocação do Mal” (2013).
Assista aos vídeos:
@sammysclipz #fyp #tesla #ghost ♬ original sound – Sammysclipz
Driving a @Tesla #Tesla through a Cemetery 👻😱 pic.twitter.com/L5v0LlmplW
— Bryz! ☁️ (@supbrice) February 3, 2024
nesse vídeo de um Tesla passeando no cemitério os sensores capturam a presença de uma criança e um cachorro 😳 pic.twitter.com/KbU8wJmRa2
— Kevin (@um1ponto) June 10, 2024
De acordo com jornal O Globo, desde 2022 os modelos de automóveis da marca possuem um sistema de sensores que consegue identificar os objetos que estejam próximos ao veículo. Ele é equipado com cerca de oito a nove câmeras e cada uma delas é posicionada em áreas específicas do automóvel, como no retrovisor ou nas laterais.
Assim, as câmeras enviam a imagem em tempo real do campo de visão para o computador do Tesla, que cria uma imagem 3D. Com isso, o motorista tem uma visão 360º do que há ao redor do veículo com o intuito principal de evitar acidentes. Só que como isso faz com que as pessoas consigam ver fantasmas?
Bom, especialistas norte-americanos consideram que existem fragilidades no sistema de inteligência artificial (IA) que é usado nesses carros. O sistema não é completamente livre de falhas e por isso acredita-se que os sensores podem estar reagindo a variações sutis no ambiente – como folhas se movendo ou pequenos animais que passam despercebidos.
Também existe a teoria de que tudo seria nada mais do que uma brincadeira de Elon Musk. Verdade ou não, a empresa está aproveitando a onda do viral, já que foram criados passeios noturnos com a esperança de encontrar alguns fantasminhas camaradas.
No entanto, teve internauta que se ateve aos detalhes dos vídeos e percebeu que pode ser uma grande farsa. O criador de conteúdo “O Astronauta Urbano” pontuou que o grande truque está em filmar o monitor do sensor enquanto pessoas entram e saem do carro pela parte de trás. Desta maneira, elas são detectadas pelo sensor, mas não são gravadas pela câmera.
A Tesla nunca se pronunciou sobre o assunto. Fica aí o mistério no ar…
@oastronautaurbano Acabando com as mentiras em alguns segundos Parte 32! #curiosidades #explicação #tesla ♬ som original – O Astronauta Urbano