Keir Johnston, o noivo que viralizou na web em 2015 ao questionar as cores de um vestido, se declarou culpado no julgamento em que era acusado de tentativa de assassinato contra a esposa. De acordo com informações da People, divulgadas nesta sexta-feira (10), o homem foi preso depois de admitir ter tentado estrangular Grace Johnston.
Documentos judiciais obtidos pela revista confirmam que Keir foi indiciado após prender sua esposa no chão e sentar em cima dela durante uma agressão, em 6 de março de 2022. Ele teria colocado repetidamente as mãos em volta do pescoço de Grace, restringindo sua respiração. Keir ainda ameaçou matá-la com uma faca.
Outros episódios de agressão foram relatados no julgamento. Em um deles, o homem teria tentado entrar em um veículo onde a esposa estava, atingindo-a através da janela aberta. Johnston também teria agredido a mulher após ela se recusar a sair de um bar com ele. Outras acusações afirmam que Keir isolou a esposa dos amigos, monitorando cada passo dela, bem como suas finanças.
Chris Macintosh, promotor do caso, disse à juíza Lady Drummond que Grace “se sentia presa” enquanto o casal morava na remota ilha escocesa de Colonsay. Macintosh disse: “Não há presença policial permanente na ilha e ela estava em uma situação em que se sentia presa”.
O The Times informou que Grace sofreu hematomas e marcas “visíveis” no pescoço durante o ataque. “Não preciso lhe dizer que esta é uma ofensa séria e violenta”, disse a juíza a Keir. Ela acrescentou: “Você a estrangulou repetidamente, feriu-a e colocou sua vida em perigo no que devem ter sido circunstâncias absolutamente terríveis para ela. Receio, Sr. Johnston, que o seu estatuto tenha mudado agora, tenha sido condenado por um crime muito grave e será detido”.
Vestido “quebrou” a internet
Em 2015, o vestido de Caitlin McNeill, mãe da noiva, rendeu questionamentos na web após ser publicado no Tumblr. Enquanto uma parte afirmava que o vestido era azul e preto, outros insistiam que fosse branco e dourado. O dilema das cores se tornou um verdadeiro fenômeno, gerando até 11 mil tweets por minuto na hashtag “#TheDress” (o vestido). O sucesso foi tanto que chegou em celebridades como Kim Kardashian, Kanye West, Justin Bieber e Taylor Swift.