Um objeto grande e misterioso de metal em formato cilíndrico apareceu em uma praia remota, próxima à Baía de Jurien, no oeste da Austrália. A peça, de origem desconhecida, foi encontrada por moradores neste fim de semana, informou a ABC News.
Segundo a população local, estima-se que o cilindro tenha entre 2,5 e 3 metros de comprimento e 2,5 m de largura. “Uma mulher e seu parceiro descobriram [o cilindro] flutuando na beira da água e o arrastaram para fora com seu veículo de tração nas quatro rodas”, disse um morador. Ainda de acordo com o veículo, a área foi isolada por questões de segurança desde que a população notificou a presença do objeto na praia de Green Head, cerca de 250 km ao norte de Perth, e se reuniu em torno dele.
Em comunicado nesta segunda (17), a polícia informou que o caso está sendo investigado e alertou sobre os perigos do objeto, já que sua origem é desconhecida. “O objeto está sendo tratado como perigoso, até que sua origem possa ser estabelecida. As pessoas na área devem manter uma distância segura”, declarou.
À BBC, Geoffrey Thomas, um especialista em aviação afirmou que o objeto pode ser um tanque de combustível de um foguete que caiu no oceano em algum momento no último ano. Já a Agência Espacial Australiana acredita que seja proveniente de um lançamento espacial estrangeiro.
We are currently making enquiries related to this object located on a beach near Jurien Bay in Western Australia.
The object could be from a foreign space launch vehicle and we are liaising with global counterparts who may be able to provide more information.
[More in comments] pic.twitter.com/41cRuhwzZk
— Australian Space Agency (@AusSpaceAgency) July 17, 2023
Em comunicado nas redes sociais, o órgão alertou a comunidade: “O objeto pode ser proveniente de um veículo de lançamento espacial estrangeiro e estamos em contato com parceiros globais que podem fornecer mais informações”, declarou o órgão em comunicado nas redes sociais. “Como a origem do objeto é desconhecida, a comunidade deve evitar manuseá-lo ou tentar movê-lo”, reforçou.