Um dos assuntos que tem dominado as redes sociais antes do início das Olimpíadas de Paris é o uniforme dos atletas brasileiros para as cerimônias de abertura e encerramento do evento esportivo. Internautas criticaram as peças que foram assinadas pela Riachuelo. Em entrevista à coluna GENTE, da Veja, nesta quarta-feira (24), a CMO da marca, Cathyelle Schroeder, falou sobre o assunto.
Ela revelou como foi para a empresa receber a enxurrada de comentários negativos. “Nossa política como empresa é ouvir e acolher. Esse trabalho envolveu diretamente cerca de quinhentas famílias, ao longo de dois anos, desde criação, costura, modelagem, corte, embalagem, transporte, controle de qualidade, bordado… Fizemos tudo com amor e paixão para fazer acontecer. Quando as críticas chegam, nosso papel é ouvir”, disse ela.
Cathyelle explicou que a idealização das peças não envolveu apenas a Riachuelo, mas sim um time de empresas e marcas junto com a COB. Além disso, ela contou que as críticas estão maiores agora, que está próximo da abertura dos jogos, que acontece nesta sexta-feira (26). A CMO ainda falou sobre como eles lidaram com a movimentação online e negou o bloqueio de comentários negativos.
“Não, a gente até dobrou o número de pessoas na equipe para dar conta do volume de comentários a serem respondidos, mas tem uma hora que fica inviável responder todos mesmo. A própria rede social bloqueia palavras de baixo calão, palavrão etc”, disse ela. Cathyelle também enalteceu o trabalho dos profissionais envolvidos na criação dos uniformes.
Ver essa foto no Instagram
“Falo também pelas famílias das bordadeiras e de todos os envolvidos… Todo mundo entregou um trabalho com amor e verdade. Claro que ninguém fica feliz, ainda mais num momento que deve ser de união, de estarmos juntos para vibrar pelos nossos atletas”, declarou. Para ela, as peças ideais para os atletas tinham que ter conforto, representar o país e trazer verdade.
“Cada jaqueta é única, foi bordada por uma pessoa diferente. São bordadeiras no semiárido nordestino, de uma minúscula cidade do Rio Grande do Norte, chamada Timbaúba dos Batistas, com apenas 2.300 habitantes. Foram oitenta mulheres trabalhando nisso”, explicou. A CMO da marca também justificou o uso do jeans na jaqueta.
“O Brasil é o segundo maior consumidor de jeans no mundo, oscilando às vezes para primeira posição. E quando se olha para o ecossistema da Riachuelo, percebe o quanto o jeans é potente enquanto produto. Fizemos a lavagem via ozônio, garantindo menos consumo de água para manter a linha de sustentabilidade que abraçamos e tem a ver com a história dessa Olimpíada”, afirmou.
O processo criativo, inclusive, foi pensando na realização das Olimpíadas em Paris, capital mundial da moda: “A referência internacional estava apresente desde o começo. A Dior, por exemplo, o uso das listras de origem do uniforme dos marinheiros franceses, a camiseta que não segue linearidade… O grande objetivo era trazer a sustentabilidade”
Ver essa foto no Instagram
“Tendo a acreditar que os uniformes são múltiplos em seus designers, assim como é única a vibração de cada atleta. Cada uniforme passa a verdade do seu país”, declarou ela. Por fim, Cathyelle concordou que os uniformes foram o assunto principal nos dias que anteciparam os jogos, mas que isto não tem relação com a marca.
“Sim, mas isso não tem nada a ver com a gente. Só lidamos com o uniforme de abertura e encerramento do Time Brasil. Também patrocinamos o uniforme de vôlei de praia e de quadra das equipes masculinas e femininas, mas quanto a isso está tudo OK”, disse ela.
“Não é Fashion Week em Paris”
O presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, também se manifestou nesta quarta-feira (24) sobre a polêmica dos uniformes do Brasil. Durante uma conversa com jornalistas na base do Time Brasil, em Saint-Ouen, cidade próxima a Paris, ele rebateu as críticas.
“Não é uma Fashion Week em Paris, são os Jogos Olímpicos de Paris. (…) Cada um tem seu gosto, gosto realmente não se discute”, iniciou ele. Wanderley também disse que arte e beleza são subjetivos e estão “nos olhos de quem vê”. Ele ainda afirmou que a equipe está muito satisfeita com os uniformes de viagem e de desfile: “Basta ver os vídeos que os próprios atletas estão divulgando nas redes sociais”. Assista ao vídeo completo abaixo:
Ver essa foto no Instagram
A COB também mostrou aos jornalistas o material com o qual as peças foram feitas e o espaço onde elas foram entregues ao Time Brasil em Paris. Veja o vídeo completo abaixo:
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques
Ver essa foto no Instagram