Um voo da Singapore Airlines, que saiu de Londres com destino a Singapura, acabou em tragédia nesta terça-feira (21). Uma pessoa morreu e outras trinta ficaram feridas depois que o Boeing 777 enfrentou uma turbulência severa. Em depoimento à agência de notícias Reuters, o estudante Dzafran Azmir, de 28 anos, revelou que diversas pessoas chegaram a se chocar contra o teto da aeronave.
O voo SQ321 se deslocava entre Londres e Singapura, quando enfrentou uma forte turbulência, faltando cerca de uma hora e meia para o pouso no destino final. No momento do ocorrido, diversos passageiros que estavam sem o cinto de segurança foram arremessados ao ar e colidiram contra o teto e o bagageiro da aeronave, danificando a estrutura.
“Algumas pessoas bateram a cabeça nos bagageiros, que chegaram a ficar amassados. Também atingiram e romperam o teto onde ficam as luzes e as máscaras”, recordou Azmir.
Ele relembrou, ainda, os momentos que antecederam a movimentação brusca. “De repente, o avião começou a inclinar e tremia muito, então eu comecei a me preparar para o que estava acontecendo, e muito de repente houve uma queda muito forte, então todo mundo que estava sentado sem cinto de segurança foi lançado imediatamente ao teto”, contou ele.
A aeronave foi forçada a fazer um pouso não programado no aeroporto de Bangkok, na Tailândia, na sequência. Em terra firme, equipes de emergência do Hospital Samitivej Srinakarin correram para o local para transferir os feridos da pista para receber tratamento.
De acordo com o FlightRadar24, que monitora voos em tempo real, a aeronave sofre uma queda de 37 mil pés para 33.825 pés em um minuto, o que corresponde a 967 metros de queda. Na sequência, o avião continua o trajeto de descida, o que significa que não há com distinguir o quanto dessa queda foi causado pela suposta turbulência e o quanto teria sido causada propositalmente pelo piloto.
Dados oficiais da companhia aérea ou de órgãos de controle a respeito do fenômeno ainda não foram disponibilizados. No entanto, em vídeo divulgado pelo TMZ, é possível ver o estrago causado pelo episódio:
Companhia aérea se manifesta
Após o ocorrido, a Singapore Airlines emitiu um comunicado confirmando o óbito de um passageiro. “O voo Singapore Airlines #SQ321, operando de Londres (Heathrow) a Singapura em 21 de maio de 2024 encontrou turbulência severa durante o percurso. A aeronave alternou para Bangkok e pousou às 15h45 no horário local. Nós podemos confirmar que há feridos e uma morte a bordo do Boeing 777-300ER”, disse a companhia aérea.
Até o momento, detalhes sobre a real causa da morte do passageiro não foram revelados. Entretanto, a imprensa especula que uma das possibilidades seria o impacto durante a turbulência, mas nada foi confirmado.
A empresa também enviou uma mensagem aos familaires da vítima. “A Singapore Airlines oferece as mais profundas condolências à família da pessoa falecida. Nossa prioridade é fornecer toda a assistência possível para todos os passageiros e tripulação a bordo da aeronave. Estamos trabalhando com as autoridades locais da Tailândia para fornecer a assistência médica necessária e a enviar uma equipe para Banguecoque para prestar qualquer assistência adicional necessária”, finalizou.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques